Ola tudo Bem? Sejam bem vindos ao blog Wolves Unicid, e hoje iremos falar sobre a importância do marketing digital para as empresas.
Para que nos possamos começar nossa conversa aqui no nosso blog primeiro vamos entender um pouco mais sobre o que é marketing digital.
O Conceito:
Marketing Digital E um conjunto de informações surgido no ano de 1990 que pode ser feito em diversos meios digitais com o objetivo de promover uma empresa, marca e ou um produto.
O marketing digital mudou totalmente a maneira de como as empresas utilizam a tecnologia como ferramenta na promoção dos seus produtos e de seu negocio. Esse termo tem se tornado mais popular na medida em que as pessoas passam a utilizar mais dispositivos digitais e tecnológicos no processo de compra, seja para pesquisar produtos ou para realizar as compras em si.
Para se ter uma ideia de como isso mudou, no passado as informações que poderíamos obter sobre produtos e serviços estava na mão dos vendedores da mesma, ou seja, para conseguir informações você tinha que ir até a loja e pedi-las para um vendedor. Hoje a internet possibilita que o consumidor tenha um papel mais ativo nesse processo. Em números, significa dizer que 60% do processo de compra já foram realizados antes mesmo de o consumidor entrar em contato com o vendedor.
Ou seja, com o marketing digita e o fácil acesso a internet tudo acabou ficando mais fácil ao invés de ir ate uma loja consultar um produto é só fazer uma breve pesquisa que na maioria das vezes você já obtém um enorme conjunto de informações, inclusive a avaliação de alguns consumidores que já obtiveram determinado produto.
Com isso podemos dizer que marketing digital consiste em um plano de ação (uma estratégia), para divulgar e comercializar produtos, trazendo uma visibilidade maior e melhorando a rede de relacionamento da empresa. O marketing digital é apenas uma extensão de grande alcance do próprio marketing tradicional a diferença são as ferramentas e os canais utilizados já que este envolve o uso de dispositivos conectados a internet
Agora que já conseguimos entender um pouco mais sobre o marketing digital e como ele surgiu vamos falar um pouco sobre como ele é importante dento as empresas.
Estão Prontos?
Então vamos La.
Com o avanço cada vez maior da tecnologia novas ferramentas também iram surgindo e cabe ao profissional de marketing estar atualizado e sempre atentos às tendências para saber utiliza-las na hora certa e da maneira correta, pois afinal a internet e um meio de atingir um público em massa e qualquer coisinha errada pode arruinar a empresa e perder uma enorme quantia em dinheiro. E isso nenhum profissional gostaria de perder. Então para que isso não aconteça e essencial que o profissional de marketing saiba utilizar algumas dessas ferramentas como, por exemplo,
Ferramentas de Marketing Digital
As ferramentas de marketing digital ajudam a filtrar as informações mais importantes, entender o desenvolvimento da estratégia, gerar relatórios e fazer o acompanhamento dos números. Porém isso só será possível se você entender exatamente quais são os seus objetivos com cada estratégia de Marketing e tiver foco nos números que realmente importam. Por isso vamos listar algumas ferramentas e seus diferentes usos para que você saiba exatamente o que é e como escolher as melhores opções para o seu time.
O SEO envolve uma série de estratégias e, portanto, existem ferramentas com finalidades diferentes para conseguir executar um bom plano de otimizações para alcançar boas posições nos motores de busca.
Essas ferramentas permitem que o usuário encontre oportunidades de termos fundamentais para sua estratégia, além de identificar a competitividade e o volume de buscas dessas palavras.
As ferramentas de Backlinks são importantes para checar os links que você recebe a qualidade desses links e fazer uma análise de links que devem ser removidos ou redirecionados.
Além das ferramentas que já têm um Analytics próprio, o que é cada vez mais comum, algumas ferramentas de análise podem ser usadas de forma estratégica para entender diferentes pontos da estratégica e ter uma compreensão do todo.
Elas permitem um acompanhamento de fatores como tráfego, origem do tráfego, caminho dos usuários pelo site, entre outros.
Para acompanhar os resultados que a sua estratégia de Marketing Digital traz para a sua empresa é fundamental analisar a sua concorrência e identificar pontos de melhoria e aprender com eles.
Essas ferramentas servem para fazer comparativos de palavras-chave, backlinks, tráfego, engajamento entre outras coisas.
Para entender as conversões do seu site e de sua estratégia online como um todo é essencial.
Lembrando que alem dessas existem outros tipos de ferramentas, mas para termos uma base essas são as principais ferramentas utilizadas no marketing digital, podemos perceber que não muda muito do marketing tradicional a única diferença o ponto de divulgação que é utilizado.
Plano de Marketing Digital
Para redigir um plano de marketing você precisa:
Definir muito bem seus objetivos para poder especificar o que deseja com suas ações de marketing digital para que seu planejamento seja bem focado.
Pesquisar e conhecer seu público alvo para saber com exatidão o perfil do público alvo da sua empresa e seus comportamentos.
Defina os canais mais apropriados para cada tipo de campanha em função do público alvo que pretendem atingir.
Determine um conteúdo que será transmitido para criar um ponto de contato entre a empresa e o público que será atingido.
Elaborar um cronograma de ações para a empresa ter todos os passos bem definidos e cronometrados e as ações não se perderem.
Definir como as ações online serão acompanhas e verificadas em termos de resultado.
Nesse ponto é primordial que seja feito com muita atenção, pois um planejamento requer muita pesquisa, e por esse motivo nos marketeiros, sempre devemos estar com a leitura em dia.
Alias como esta sua leitura?
Uma dica bacana pra você que pretende cursar a área ou que já esta cursando e quer se aprofundar um pouco mais no assunto procure ler livros de assuntos referentes à sua área ou em algo que queira se especializar e uma dica melhor ainda, leia a área de literatura de negócios, La alem de aprender um pouco mais do “vocabulário” marketeiro vai estar antenado no que esta acontecendo no mercado e suas tendências presentes no público. Lembre que nos a área do marketing nunca:
Chutam
Acham
Pressupõem
Pensam que
O profissional de marketing aprende a fazer a analise detalhada do cliente.
Nos dias de hoje muitas pessoas tem fácil acesso a internet, e com isso muitas empresas utilizam a internet como ferramenta para atingir diferentes públicos, pois se você esta achando que só existe uma única maneira de fazer marketing você esta enganado, vamos dizer que existem ferramenta dentre outras que nos ajuda no decorrer de nossa estratégia.
Muitas empresas passaram a utilizar as redes sociais como forma de estratégia para acalcar um público maior, pois perceberam um grande fluxo de troca de texto e imagens nas redes afinal a maioria da população tem acesso a essa a internet e na maioria das vezes acabam compartilhando esse conteúdo se espalha por todo o mundo. Essa é uma das vantagens dessa ferramenta.
Podemos observar que ate nos dias de hoje app Como Facebook, WhatsApp, e Instagram tem aquele famoso “Stories” correto?
Então Muitos vendedores e ate empresas em diversos setores utilizam o próprio “Stories” para fazer postagem do seu produto marca e etc.
Então as redes estão cada vez mais se adequando ao marketing digital, co isso podemos perceber que para fazer marketing digital não basta saber o básico, mas sim um pouco de cada coisa.
Lembrando também que marketing não se faz do dia pra noite correto?
Requer estudo, pesquisas, ate porque, não queremos botar todo nosso trabalho no lixo.
Existem diversas formas de se fazer marketing que também ajudam as empresas a ter uma visibilidade maior como, por exemplo:
Os carros de som que passam pela rua falando de determinado produto, (também é uma forma de fazer marketing).
Não que a empresa deve usar todas as ferramentas mais sim, saber utiliza-las de maneira correta que agregue sua empresa e traga de certo modo um retorno lucrativo.
SEJA BEM VINDO A NOSSA ALCATEIA
Autores:
Rafael Gimenes
Victor Pinheiro de Moura
Rebeca Breglia
Paula Cristina Casarim
Marina Santos
Beatriz Ribeiro
Elisabete Fernandes Cardoso
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