Práticas Éticas e Sustentáveis


Quando pensamos em Marketing, já nos vem à ideia de consumo. Mas que tal atrelarmos essa ideia de consumo junto com os conceitos da sustentabilidade para dentro das empresas?

Atualmente, a sociedade tem exigido cada vez mais que as empresas se posicionem de maneira sustentável. A sociedade esta mais consciente em seu papel de consumidor, tanto que ela está disposta a pagar mais por um produto ou serviço que esteja engajado em práticas éticas e sustentáveis.

https://bit.ly/2jX1ifF

Ética não é apenas respeitar as condutas humanas nos ambientes, mas sim um diferencial de mercado, fazer ações que visam o bem-estar da organização, de seus colaboradores e do consumidor, são práticas de empresas socialmente responsáveis, que não se preocupam apenas com o lucro econômico, mas também com o social, com a transformação da sociedade, como por exemplo: transparência, dignidade, justiça, compromisso com a humanidade, respeito aos direitos humanos e ao planeta, um benefício que traz expectativas tanto no cliente como no próprio funcionário. Tal postura tem se tornado além de uma tendência, o chamado “Marketing verde” que cada vez se torna um conceito presente no ambiente empresarial, assim, estando de acordo com a opinião pública.

Baseado no tripé da sustentabilidade (Reduzir, reutilizar e reciclar) o profissional de marketing utiliza cinco aspectos sustentáveis para implementar a sustentabilidade nas empresas.

1- Inclusão de estratégias sustentáveis nos negócios;
2- Realizar atividades de Marketing mais efetivas para o seu negócio, que criem crescimentos sustentáveis;
3- Promover e apoiar negócios sustentáveis para ajudar o seu produto a crescer;
4- Influenciar sua equipe a ter uma prática de negócios sustentável;
5- Diminuir os recursos tradicionais e trabalhar com materiais sustentáveis.

https://bit.ly/2KoBSCF

Se nós formos analisar o marketing sustentável junto com o marketing tradicional, iremos ver que temos uma contradição, pois o papel do profissional é criar o desejo baseado na necessidade das pessoas, e a sustentabilidade tem entre um dos objetivos a redução dos impactos sociais.

Vamos deixar uma pergunta para a reflexão do qual o profissional de marketing tem que se reinventar e mostrar estar a frente de tudo e todos não somente nos aspectos de tendência e principalmente no planejamento estratégico.

Como então podemos continuar encantando os clientes, fazendo com que as empresas continuem vendendo cada vez mais e ao mesmo tempo impactando de forma positiva o meio ambiente onde nós vivemos?

Palavras-Chaves: #ética #marketingverde #empresa #marketingsustentavel #marketing #responsabilidadesocial #responsabilidadesocioambiental #planejamentoestrategico #eticanomarketing #marketingsocial

Autores: Alef Moraes, Aline Hermann, Caroline Rufino, Douglas Carneiro, Giuliana Cardena, Ismael Rúbio, Murilo Dias, Thyanne Siqueira, Vanessa Félix e Victoria Barbieri





Comentários