Quando
pensamos em Marketing, já nos vem à ideia de consumo. Mas que tal atrelarmos
essa ideia de consumo junto com os conceitos da sustentabilidade para dentro
das empresas?
Atualmente, a sociedade tem
exigido cada vez mais que as empresas se posicionem de maneira sustentável. A
sociedade esta mais consciente em seu papel de consumidor, tanto que ela está
disposta a pagar mais por um produto ou serviço que esteja engajado em práticas
éticas e sustentáveis.
https://bit.ly/2jX1ifF
Ética não é
apenas respeitar as condutas humanas nos ambientes, mas sim um
diferencial de mercado, fazer ações que visam o bem-estar da organização, de
seus colaboradores e do consumidor, são práticas de empresas
socialmente responsáveis, que não se preocupam apenas com o lucro econômico,
mas também com o social, com a transformação da sociedade, como por exemplo:
transparência, dignidade, justiça, compromisso com a humanidade, respeito aos
direitos humanos e ao planeta, um benefício que traz expectativas tanto no cliente
como no próprio funcionário. Tal postura tem se tornado além de uma tendência,
o chamado “Marketing verde” que cada vez se torna um conceito presente no
ambiente empresarial, assim, estando de acordo com a opinião pública.
Baseado no tripé da sustentabilidade
(Reduzir, reutilizar e reciclar) o profissional de marketing utiliza cinco
aspectos sustentáveis para implementar a sustentabilidade nas empresas.
1- Inclusão de estratégias
sustentáveis nos negócios;
2- Realizar atividades de
Marketing mais efetivas para o seu negócio, que criem crescimentos
sustentáveis;
3- Promover e apoiar
negócios sustentáveis para ajudar o seu produto a crescer;
4- Influenciar sua equipe a
ter uma prática de negócios sustentável;
5- Diminuir os recursos
tradicionais e trabalhar com materiais sustentáveis.
https://bit.ly/2KoBSCF
Se nós formos analisar o
marketing sustentável junto com o marketing tradicional, iremos ver que temos
uma contradição, pois o papel do profissional é criar o desejo baseado na
necessidade das pessoas, e a sustentabilidade tem entre um dos objetivos a
redução dos impactos sociais.
Vamos deixar uma pergunta
para a reflexão do qual o profissional de marketing tem que se reinventar e
mostrar estar a frente de tudo e todos não somente nos aspectos de tendência e
principalmente no planejamento estratégico.
Como então podemos continuar
encantando os clientes, fazendo com que as empresas continuem vendendo cada vez
mais e ao mesmo tempo impactando de forma positiva o meio ambiente onde nós
vivemos?
Palavras-Chaves:
#ética #marketingverde #empresa #marketingsustentavel #marketing
#responsabilidadesocial #responsabilidadesocioambiental
#planejamentoestrategico #eticanomarketing #marketingsocial
Autores: Alef Moraes, Aline
Hermann, Caroline Rufino, Douglas Carneiro, Giuliana Cardena, Ismael Rúbio,
Murilo Dias, Thyanne Siqueira, Vanessa Félix e Victoria Barbieri
Comentários
Postar um comentário