No post anterior, exibimos teoricamente como o marketing institucional atua, e hoje apresentaremos uma marca que utiliza esta área como parte integrante da sua estratégia de negócio.
Fonte da imagem base: http://meioambientetecnico.blogspot.com.br/ |
O exemplo que escolhemos é a marca
Rock in Rio. Para quem não sabe, esta é uma empresa fundada pelo brasileiro
Roberto Medina em 1985 na cidade do Rio de Janeiro após a ditadura militar,
sendo um fato marcante para o país que dava os primeiros passos rumo a
democracia. O evento tinha a ideia de “liberdade de expressão” no âmbito de
entretenimento musical. Desde sua fundação, o Rock in Rio tem trabalhado a
imagem da marca como parte da sociedade, transparecendo preocupação com causas
sociais e assumindo o compromisso de usar o poder da marca para encorajar as
pessoas à criarem "um mundo melhor", além de expor sua missão através
de ações externas, isto é, marketing institucional.
Lembrando que, o marketing institucional utiliza diversas
áreas para atingir o objetivo de cativar seu público e proporcioná-lo
experiências positivas que o façam se apaixonar pela marca, agregando valor
emocional ao produto, que neste exemplo é o evento Rock in Rio.
A seguir, falaremos sobre algumas ações do Rock in Rio em
que podemos perceber as áreas de atuação do marketing institucional:
Amazônia Live: Este é um projeto socioambiental que atua no plantio de árvores na floresta amazônica. Com ele, já foram restauradas mais de 73 milhões de árvores. Além disso, o projeto gera renda para famílias da região pois, para executá-lo eles contam com a parceria e mão de obra do Instituto Socioambiental (ISA). O Amazônia Live possui uma plataforma separada do Rock in Rio, na qual abordam somente as ações deste projeto, com relatos dos impactos sociais que são gerados constantemente e não apenas no ano em que a cidade do rock está ativa.
Fonte: http://www.b9.com.br/ |
Espaço Favela:Este
é o novo projeto do Rock in Rio que será apresentado na edição de 2019, o qual
tem como objetivo divulgar talentos das comunidades do Rio de Janeiro. Para
atingir esse resultado, representantes do Rock in Rio irão se hospedar nas
comunidades, farão uma seleção entre os moradores e os escolhidos irão se
apresentar no palco do evento com artistas renomados.
Estas ações envolvem seus stakeholders e faz com que eles desejem fazer parte do projeto “Por
um mundo melhor”, além de influenciar o comportamento do consumidor no que
diz respeito ao consumo, a conscientização e a responsabilidade socioambiental.
Por este motivo, os projetos mencionados do Rock in
Rio exploram o marketing institucional, pois estão inseridos efetivamente no
meio ambiente e na sociedade, e toda a divulgação da marca é atrelada a estas
ações.
E aí!? Conseguiu visualizar em quais áreas de atuação (faladas no último post) estes projetos se aplicam?
Palavras-Chaves:
marketing institucional, marca, imagem, valor, ação.
#marketinginstitucional #gowolves #unicid #marketing #rockinrio
Autores:
- Aline de Paula Godoy
- Camila Mirelly Silva Souza
- Cecília Pereira Ferreira
- Juliana dos Santos Carneiro
- Mariana Prado
- Rodrigo Afonso do Nascimento
- Stéfani de Lima Moreira
- Thiago Oliveira de Castro
Referências:
http://rockinrio.com/rio/pt-BR/novidades/espaco-favela-a-1-novidade-para-o-rock-in-rio-2019http://rockinrio.com/rio/pt-BR/por-um-mundo-melhor
http://www.amazonialive.com.br/
http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2016-04/rock-rio-lanca-projeto-para-plantio-de-1-milhao-de-arvores-na-amazonia
Comentários
Postar um comentário