O texto de Guilherme Deara
nos mostra que as marcas erram e acertam muitas vezes com precisão e
criatividade. Em 2017 não faltaram exemplos de grandes gafes e ideias ruins com
campanhas de marketing que não saíram do papel e que acabaram não funcionando
como planejado.
Hoje com o uso avançado das
redes sociais é muito fácil a noticia se espalhar, criando memes e piadas entre
os consumidos, gerando uma grande catástrofe.
Temos como exemplo as
empresas:
JBS
Após o
escândalo da Operação Carne Fraca, que acabou envolvendo a JBS e algumas de
suas marcas na investigação da Polícia Federal, a empresa correu para lançar
uma campanha onde ressaltava a qualidade de suas carnes. Mas uma gafe não
passou batido entre os consumidores: ao usar uma imagem de arquivo, a empresa mostrou uma carne Friboi com etiqueta de validade de 2013, com a postagem em 2017.
ADIDAS
Na 121ª
edição da maratona de Boston. A Adidas enviou uma mensagem automática a
todos os corredores com os seguintes dizeres "Parabéns, você
sobreviveu a maratona de Boston" essa mensagem foi muito mau interpretada
pois em 2013 na maratona de Boston houve um atentado que morreram 3
pessoas. A marca teve que se desculpar publicamente.
MARISA
Em um
momento de luto para o ex Presidente Luiz Inácio Lula da Silva ele foi
convocado para depor referente ao caso do apartamento no depoimento ao Juiz
Sergio Moro. Onde ele diz que é para realizar a pergunta a sua falecida esposa,
a loja Marisa não perdeu a oportunidade de fazer uma piada com o assunto
dizendo "se sua mãe ficar sem presente, a culpa não é da Marisa" uma
boa oportunidade para não brincar com o sentimento dos outros.
Em contrapartida em 2017, não faltaram bons exemplos. Das
campanhas milionárias cuidadosamente planejadas até aquelas que não demoraram
mais do que alguns segundos e um tweet para serem feitas, os bons resultados
devem servir de inspiração para as outras marcas que
ainda estão atrás de seu gol de placa (ou que estão tentando se esquecer da
última gafe).
O bom conceito, criatividade, boa recepção do público, grande
engajamento e reverberação, sintonia com a sociedade do século 21, e criação de
bons debates, tem um resultado direto nas vendas ou na valorização da marca:
estas são algumas das coisas que fazem com que uma campanha de marketing seja
considerada um sucesso.
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Autores: Alef Moraes, Aline
Hermann, Caroline Rufino, Douglas Carneiro, Giuliana Cardena, Ismael Rúbio,
Murilo Dias, Thyanne Siqueira, Vanessa Félix e Victoria Barbieri
Fontes:
https://exame.abril.com.br/marketing/gafes-vinte-campanhas-marketing-tiro-culatra-2017/amp/
http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos1/Marketing_etico.htm
http://www.fgv.br/rae/artigos/revista-rae-vol-33-num-1-ano-1993-nid-44281/
http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos1/Marketing_etico.htm
http://www.fgv.br/rae/artigos/revista-rae-vol-33-num-1-ano-1993-nid-44281/
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