Após anos e anos de evolução tecnológica, hoje podemos dizer
que vivemos na era da informação e da comunicação, em nossa grande maioria
estamos conectados e informados maior parte de tempo, mas esse fato atrelado ao
mundo empresarial e corporativo também traz à tona outro assunto sempre em
discussão: a ética.
A ética é um assunto
ainda muito discutido entre todos na sociedade. Empresas e cidadãos comuns
querem uma ética, moral, responsabilidade social e socioambiental extremamente
rígida em relação aos outros, não se pode ter erros e deslizes, porém quando se
trata da própria ética ou dela dentro de uma organização, tende-se ser mais
branda e muito questionável.
https://bit.ly/2vUqKLB
A comunicação é fundamental desde sua existência, sofrendo mudanças drásticas nos últimos anos com
o aumento da tecnologia em todos os aspectos da vida. Não somente nas empresas, mas já estamos habituados a equipamentos que interagem cada vez mais com as pessoas de maneira a facilitar a comunicação. Carros, eletrodomésticos, casa, enfim espera-se que com o passar dos anos esses equipamentos sejam intuitivos e cada vez menos a sociedade precisará se preocupar com eles, pois terão uma “vida própria”.
https://bit.ly/2r6r4Bm
Toda essa tecnologia, em especial a que envolve a organizações, afetam de maneira considerada a sociedade, pois como maneira de influenciar os clientes, a área de marketing de uma empresa utiliza de ferramentas onde a comunicação tanto externa quando interna são fundamentais.
Nada passa despercebido aos olhos
de clientes cada vez mais exigentes e sabedores de seus direitos e
responsabilidades. Toda e qualquer ação realizada dentro e fora da organização
será observada e questionada de acordo com sua missão, visão, valores e
principalmente com base ética e socioambiental.
O profissional de marketing do
século XXI precisa desenvolver uma capacidade de se comunicar claramente
primeiramente com seu cliente interno – endomarketing – de acordo
principalmente com os princípios ético da empresa e da sociedade em que ela
está e não menos importante com seu cliente externo, sendo seu objeto de estudo.
Todo o tipo de tecnologias vem
pra a sociedade em geral para agregar e facilitar a vida, porém é extremamente
difícil incluir a ética no uso dos equipamentos eletrônicos e de comunicação,
tendo em vista que não há interação de dois indivíduos e sim uma máquina e um
ser pensante.
O grande desafio do profissional
atualmente é impactar a sociedade com seus produtos, ditando uma nova tendência
sabendo utilizar a ética dentro da comunicação e da informação. Uma ferramenta
que se pode utilizar para não dispersar dos princípios e morais da organização
é incluir na missão a responsabilidade ética e social, não podendo esquecer que
atualmente ter essas bases é um diferencial no aspecto mercadológico.
Palavras-Chaves: #ética
#organização #empresa #comunicação #tecnologiadacomunicação
#tecnologiadainformação #informação #marketing #responsabilidade social
#responsabilidadesocioambiental
Autores: Alef Moraes, Aline
Hermann, Caroline Rufino, Giuliana Cardena, Ismael Rúbio, Murilo Dias, Vanessa
Félix e Victoria Barbieri
Referências:
https://www.youtube.com/watch?v=-lto47d29JI
– Provocações Éticas – Palestra Leandro Karnal
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