Ética na Tecnologia da Informação e Comunicação Empresarial



Após anos e anos de evolução tecnológica, hoje podemos dizer que vivemos na era da informação e da comunicação, em nossa grande maioria estamos conectados e informados maior parte de tempo, mas esse fato atrelado ao mundo empresarial e corporativo também traz à tona outro assunto sempre em discussão: a ética.

A ética é um assunto ainda muito discutido entre todos na sociedade. Empresas e cidadãos comuns querem uma ética, moral, responsabilidade social e socioambiental extremamente rígida em relação aos outros, não se pode ter erros e deslizes, porém quando se trata da própria ética ou dela dentro de uma organização, tende-se ser mais branda e muito questionável.


https://bit.ly/2vUqKLB

A comunicação é fundamental desde sua existência, sofrendo mudanças drásticas nos últimos anos com
o aumento da tecnologia em todos os aspectos da vida. Não somente nas empresas, mas já estamos habituados a equipamentos que interagem cada vez mais com as pessoas de maneira a facilitar a comunicação. Carros, eletrodomésticos, casa, enfim espera-se que com o passar dos anos esses equipamentos sejam intuitivos e cada vez menos a sociedade precisará se preocupar com eles, pois terão uma “vida própria”.

https://bit.ly/2r6r4Bm

 Toda essa tecnologia, em especial a que envolve a organizações, afetam de maneira considerada a sociedade, pois como maneira de influenciar os clientes, a área de marketing de uma empresa utiliza de ferramentas onde a comunicação tanto externa quando interna são fundamentais.

Nada passa despercebido aos olhos de clientes cada vez mais exigentes e sabedores de seus direitos e responsabilidades. Toda e qualquer ação realizada dentro e fora da organização será observada e questionada de acordo com sua missão, visão, valores e principalmente com base ética e socioambiental.
O profissional de marketing do século XXI precisa desenvolver uma capacidade de se comunicar claramente primeiramente com seu cliente interno – endomarketing – de acordo principalmente com os princípios ético da empresa e da sociedade em que ela está e não menos importante com seu cliente externo, sendo seu objeto de estudo.

Todo o tipo de tecnologias vem pra a sociedade em geral para agregar e facilitar a vida, porém é extremamente difícil incluir a ética no uso dos equipamentos eletrônicos e de comunicação, tendo em vista que não há interação de dois indivíduos e sim uma máquina e um ser pensante.

O grande desafio do profissional atualmente é impactar a sociedade com seus produtos, ditando uma nova tendência sabendo utilizar a ética dentro da comunicação e da informação. Uma ferramenta que se pode utilizar para não dispersar dos princípios e morais da organização é incluir na missão a responsabilidade ética e social, não podendo esquecer que atualmente ter essas bases é um diferencial no aspecto mercadológico.

Palavras-Chaves: #ética #organização #empresa #comunicação #tecnologiadacomunicação #tecnologiadainformação #informação #marketing #responsabilidade social #responsabilidadesocioambiental

Autores: Alef Moraes, Aline Hermann, Caroline Rufino, Giuliana Cardena, Ismael Rúbio, Murilo Dias, Vanessa Félix e Victoria Barbieri

Referências:
https://www.youtube.com/watch?v=-lto47d29JI – Provocações Éticas – Palestra Leandro Karnal


Comentários