Chegamos ao
terceiro e último gigante, e com estes três exemplos de líderes podemos
entender um pouco mais sobre a diversidade que o setor varejista abrange.
Observar a trajetória de grandes empresas é um método importante para
compreendermos melhor este universo de comercialização, capaz de abrigar
inúmeras inovações que estão constantemente surgindo e transformando o mercado
mundial. Neste post os holofotes estarão voltados para a DROGASIL.
A Drogasil vem se expandindo cada vez mais, e passou distante da crise econômica que assola o país, ainda que o setor farmacêutico tenha passado por alguns apuros. A empresa já está em 18 estados brasileiros e continua se expandindo.
FONTE: BLOG, M2Farma; Disponível em: <https://m2farma.com/blog/drogasil-aplica-vacinas-sao-paulo/>
A Drogasil vem se expandindo cada vez mais, e passou distante da crise econômica que assola o país, ainda que o setor farmacêutico tenha passado por alguns apuros. A empresa já está em 18 estados brasileiros e continua se expandindo.
O NASCIMENTO DO GIGANTE
A empresa
surgiu com a união de pequenas farmácias em São Paulo, Drogaria Bráulio e
Drogaria Brasil, para que ambas pudessem unir as forças e compartilhar entre si
suas qualidades. Dessa forma ouve a necessidade de mudar o título da empresa,
transformando-se na atual Drogasil (mistura de drogaria com Brasil.), e algum
tempo depois agregou outras redes também tornando-se ainda maior. A Drogasil
foi a primeira empresa farmacêutica a negociar ações na bolsa de valores, uma
estratégia importante para se fortalecer durante crises econômicas.
A marca
cresceu e evoluiu, estava constantemente modernizando-se e inovando no mercado.
Criou seu próprio laboratório e abriu novos centros de distribuição e lojas em
vários Estados. Mas uma das fusões mais importantes para a empresa foi a união das Marcas Drogasil e Droga Raia, pois impulsionou a chegada da gigante farmacêutica na região nordeste do país.
Com 80 anos
de caminhada, ela tem sido exemplo no setor varejista. Seu sucesso baseia-se
numa história de renovos, construção de confiança e preocupação com clientes e
colaboradores. Está ai o motivo para o prestígio que alcançou no mercado
brasileiro.
O MARKETING FARMACÊUTICO
O segmento farmacêutico
desde sempre exigiu cuidado e atenção, por estar lidando com um tipo e consumo
delicado. Além disso, diversas normas específicas esbarram na forma como deve
ser feita a publicidade dos serviços.
Sabendo
destes detalhes, a estratégia mais utilizada neste ramo é o MARKETING DE
FIDELIZAÇÃO. O foco do marketing de fidelização é reforçar o envolvimento do
cliente com a marca, criando uma manutenção desta relação. E isto encaixa-se
perfeitamente com o público alvo farmacêutico, uma vez que adquirem
produtos/serviços baseando-se na confiança e segurança que sentem das empresas.
Outras estratégias também são utilizadas, desde promoções especiais até parcerias com profissionais da saúde, no entanto a principal é o sistema de relacionamento.
DROGASIL HOJE
A DROGASIL,é
referência no quesito faturamento, está expandindo-se cada vez mais pelo Brasil
rede de drogarias do país no quesito
faturamento, oferece o atendimento de profissionais especializados na área em
todas as lojas da sua rede durante todo o período de funcionamento, inclusive
nas unidades que funcionam 24 horas. A rede emprega grande número de pessoas,
sempre preocupando-se com a satisfação de seus colaboradores. E seus ótimos
resultados econômicos influenciam na atração constante de investidores para a
empresa.
Referências
REDAÇÃO,
Da. O Fenômeno Raia Drogasil. EXAME. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/negocios/o-fenomeno-raia-drogasil/>
Nossa
História. DROGASIL. Disponível em: <http://www.drogasil.com.br/nossa-historia>
Drogasil. MUNDO
DAS MARCAS. Disponível em: <http://mundodasmarcas.blogspot.com.br/2010/05/drogasil.html>
Marketing
farmacêutico: o que é preciso para conquistar o público? MARKETING DE
CONTEÚDO. Disponível em: <https://marketingdeconteudo.com/marketing-farmaceutico/>
Os autores
Milena Pereira, Gabriel Messias, Larissa Macedo, Carla Carvalho,
Stefanie Marino, Larissa Helena e Laís Herrera.
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