A saga - Gigantes do Varejo

Hoje conheceremos mais uma empresa líder de mercado, outra opressora de concorrentes que vem despertando cada vez mais o interesse e a curiosidade de seus consumidores. A Amazon trouxe muitas inovações para o ramo do varejo, e tornou-se importante mundialmente por seu grande destaque no e-commerce. A Amazon alia um bom atendimento ao cliente à variedade de produtos e criatividade no comércio online.


Fonte: IDGNOW, from idg. Disponível em: < http://idgnow.com.br/internet/2017/10/20/loja-de-eletronicos-da-amazon-com-br-ainda-precisa-mostrar-a-que-veio/>

O marketing online

Antes de saber mais sobre a empresa, vamos explorar um pouquinho o universo onde ela trabalha.
A internet nunca teve a perspectiva de se tornar uma ferramenta de marketing, muito pelo contrário. Desde a sua criação, o foco foram outros objetivos, por exemplo, um sistema de proteção anti-bombas nucleares e uma plataforma exclusiva para pesquisas científicas. No início as empresas comerciais eram extremamente proibidas de utilizar suas principais rotas de dados.
A internet foi oficialmente privatizada em 1995, trazendo grandes inovações para o mundo. As ações principais da nova era virtual foram o inicio das transações comerciais, a facilidade de persuasão e a disseminação de compartilhamento de informações. A bolha da internet revolucionou a forma de comercialização e o marketing tornou-se ainda mais influente.
Diversos sites surgiram e cada um expandia o marketing da sua maneira, especializado em propaganda, vendas, redes sociais ou produção de dispositivos de interface. E desta forma, a luta entre as marcas e a busca pela fidelização do consumidor teve início.

A história do Gigante.

O fundador Jeff Bezos, criou a empresa em 1994 nos Estados Unidos. Na época, a internet estava em fase de crescimento mas já evidenciava os sinais de avanço. Jeff encontrou no mundo virtual a oportunidade de diferenciar-se no mercado e iniciou o comércio de livros com entrega por correio. Esse tipo de venda era comum, porém os produtos eram disponibilizados em listas semelhantes às listas telefônicas. Mas esta forma de catálogo apresentava falhas e o empresário enxergou a oportunidade de unir o mundo virtual ao estilo de entrega via correios. Em 1994 a empresa formou-se, mas só em 1995 o site foi ao ar. Sua estratégia funcionou tão bem, que logo no primeiro mês a Amazon vendeu para mais de 45 paises além do sucesso em seu país de origem.


Amazon de hoje

A amazon utilizou como estratégia as novas tecnologias e até hoje mantém as vendas em cima de inovações e preocupação com o cliente. Já ganhou diversos prêmios, um deles foi o título de empresa mais inovadora do mundo no ranking anual elaborado pela “Fast Company”.
O foco das vendas eram livros inicialmente e até hoje a empresa é referência neste segmento, porém expandiu seus horizontes e hoje atende as necessidades de inúmeros tipos de consumidor. Mas nunca abandonou a paixão por seu acervo e desenvolveu uma biblioteca vasta composta por livros comuns, e-books, desenvolveu kindles da marca e uma plataforma de publicação para autores.
Outra carta na manga é o destaque no transporte rápido e eficaz oferecido pela Amazon. Vivemos uma época onde o cliente se torna cada vez mais ansioso devido à realidade tecnológica do mundo em que vivemos, e a empresa identificou este comportamento, por esse motivo faz grandes investimentos para que os produtos estejam nas mãos do público o mais urgente possível. Uma curiosidade é que já há testes de entregas via drones, reforçando a afirmação de que a Amazon é uma empresa com foco no futuro.

Referências

HIRIA. Disponível em: <http://hiria.com.br/agenda-de-eventos/hbr-brasil-inovacao-2014/versao-portugues-Amazon-Apple-Facebook-Google.pdf>.  Acesso em: 12 mai. 2018.
BE, Blog da Economia. Disponível em: <http://www.blogdaeconomia.com.br/como-a-amazon-se-em-seu-segmento/>. Acesso em: 12 mai. 2018.
ÉPOCA NEGÓCIOS. Disponível em: <https://epocanegocios.globo.com/Empresa/noticia/2017/02/amazon-e-empresa-mais-inovadora-do-mundo.html>. Acesso em: 12 mai. 2018.

Os autores

Milena Pereira, Gabriel Messias, Ana Carolina, Carla Carvalho, Stefanie Marino, Larissa Helena, Larissa Ágata e Laís Herrera.

Hashtags

#MarketingUNICID #UNICID #Marketing #MKT #marketingunicid #marketing #wolves #mktdigital #marketingdigital #vempraunicid #marketingunicid #unicid #gowolves #cim #varejo #faculdade #universidade #university #universitlife #picoftheday #business #businessschool #saopaulo #sp #negocios

Comentários