FATORES DE COMPORTAMENTO DOS CLIENTES


Toda a empresa quer atingir as necessidades de seus clientes e por isso o estudo de seu comportamento é fundamental para entender e fornecer o que o cliente quer. Mostrando um meio de interagir com a mente e despertar a vontade de consumir aquele produto, transformando desejo em necessidade.



Na atualidade é de extrema relevância conhecer seus clientes pois dessa forma os profissionais de marketing conseguem prever o que vai ameaçar ou beneficiar os negócios no mercado, essa constante atualização do mercado por conta da tecnologia, e fácil acesso a informação, obtida  cada vez mais rápida, torna o cliente moderno mais exigente em relação a seu consumo, e a atualização e estudo de seus desejos, costumes e necessidades, é necessariamente um campo de estudo e sua compreensão são indispensáveis ao profissional de Marketing. 

Os estímulos que incentivam uma compra podem ter caráter social, cultural, psicólogo e pessoal.

Fatores culturais:
A cultura é vista como a soma total de crenças, valores, e costumes aprendidos que servem para direcionar o comportamento de consumo dos membros de determinada sociedade. É passado de geração para geração, por isso, é difícil para alguém de fora, inexperiente ou sem treino para entender com profundidade.

Fator social:
São envolvidos com os grupos de referência, amigos, família, papeis sociais, etc. Tem grande influência sobre as pessoas. sendo assim uma das principais variáveis dos fatores sociais são os grupos de referência e o mais importante é o grupo Família devido à continua interação com seus membros. 

Fator individual:
As decisões de um consumidor são influenciadas por características pessoais. Os desejos e necessidade estão sendo modificadas a todo momento independente de qual estagio de vida esteja, e cada uma dessas fases exige produtos e serviços diferentes e com isso o habito de consumo muda.



Fator psicológico:
Os fatores psicológicos são constituídos com a percepção, aprendizagem, crenças e atitudes. As necessidades psicológicas vêm de estado de tensões psicológicas, como a necessidade de reconhecimento.  

A decisão de comprar algo é do cliente, então é fundamental que a estratégia de Marketing seja rica e eficaz para poder atingir o mercado e despertar o interesse e a procura pelo seu produto. Para garantir a fidelização das pessoas, é importante analisar o cliente, para assim poder satisfazer suas vontades e desejos.

Palavras chave: #marketing #unicid #wolves #wolvesunicid #marketingdigital #blogdemarketing #marketingunicid #marketingderelacionamento #marketingdeconteudo #especialistasemclientes #gowolves #job #mkt #unicid #cliente #empresa #chupaPanda #consumidor #inovação #marca

Autores:
  • ·         Iago Jose Matos Martins Lyra
  • ·         Arinne de Souza Almeida
  • ·         João Carlos Fonseca Pereira
  • ·         Laura da Silva Jacomini
  • ·         Marcus Vinicius Oitaven
  • ·         Milva Hilda dos Santos
  • ·         Paulo Eduardo de Souza Barbosa
  • ·         Paulo Vitor Rios Junior
  • ·         Regiane Silva Costa
  • ·         Vitor de Souza Bastos
  • ·         Vitória Maria de Lima


Fontes: http://www.administradores.com.br/mobile/artigos/marketing/comportamento-do-consumidor-fatores-que-influenciam-o-comportamento-de 
http://m.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/entenda-o-comportamento-dos-consumidores,4c73ce6326c0a41  

Comentários