Toda a empresa quer atingir as
necessidades de seus clientes e por isso o estudo de seu comportamento é
fundamental para entender e fornecer o que o cliente quer. Mostrando um meio de
interagir com a mente e despertar a vontade de consumir aquele produto, transformando
desejo em necessidade.
Na atualidade é de extrema
relevância conhecer seus clientes pois dessa forma os profissionais de
marketing conseguem prever o que vai ameaçar ou beneficiar os negócios no
mercado, essa constante atualização do mercado por conta da tecnologia, e fácil
acesso a informação, obtida cada vez
mais rápida, torna o cliente moderno mais exigente em relação a seu consumo, e
a atualização e estudo de seus desejos, costumes e necessidades, é
necessariamente um campo de estudo e sua compreensão são indispensáveis ao
profissional de Marketing.
Os estímulos que incentivam uma compra podem ter caráter
social, cultural, psicólogo e pessoal.
Fatores culturais:
A cultura é vista como a soma
total de crenças, valores, e costumes aprendidos que servem para direcionar o
comportamento de consumo dos membros de determinada sociedade. É passado de
geração para geração, por isso, é difícil para alguém de fora, inexperiente ou
sem treino para entender com profundidade.
Fator social:
São envolvidos com os grupos de referência,
amigos, família, papeis sociais, etc. Tem grande influência sobre as pessoas.
sendo assim uma das principais variáveis dos fatores sociais são os grupos de referência
e o mais importante é o grupo Família
devido à continua interação com seus membros.
Fator individual:
As decisões de um consumidor são
influenciadas por características pessoais. Os desejos e necessidade estão
sendo modificadas a todo momento independente de qual estagio de vida esteja, e
cada uma dessas fases exige produtos e serviços diferentes e com isso o habito
de consumo muda.
Fator psicológico:
Os fatores psicológicos são
constituídos com a percepção, aprendizagem, crenças e atitudes. As necessidades
psicológicas vêm de estado de tensões psicológicas, como a necessidade de
reconhecimento.
A decisão de comprar algo é do
cliente, então é fundamental que a estratégia de Marketing seja rica e eficaz
para poder atingir o mercado e despertar o interesse e a procura pelo seu
produto. Para garantir a fidelização das
pessoas, é importante analisar o cliente, para assim poder satisfazer suas
vontades e desejos.
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Autores:
- · Iago Jose Matos Martins Lyra
- · Arinne de Souza Almeida
- · João Carlos Fonseca Pereira
- · Laura da Silva Jacomini
- · Marcus Vinicius Oitaven
- · Milva Hilda dos Santos
- · Paulo Eduardo de Souza Barbosa
- · Paulo Vitor Rios Junior
- · Regiane Silva Costa
- · Vitor de Souza Bastos
- · Vitória Maria de Lima
Fontes: http://www.administradores.com.br/mobile/artigos/marketing/comportamento-do-consumidor-fatores-que-influenciam-o-comportamento-de
http://m.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/entenda-o-comportamento-dos-consumidores,4c73ce6326c0a41
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