Marketing Esportivo
Olá! Hoje iremos falar um pouco a
respeito do marketing esportivo,
mais profundamente sobre o valor de uma marca no esporte.
No ano de 2017 a Juventus de Turim recebeu muitas críticas por conta do novo logo do clube.
A Juventus de Turim é um dos principais times de futebol da
Itália. A Juventus é recheada de títulos e glórias, sua torcida é apaixonada e
se espalha por todos os continentes. A Juventus é o orgulho da cidade de Turim,
assim como a FIAT (o T representa Turim), patrocinadores do time, cujo maior
acionista preside o clube.
Como qualquer outro clube mundial, a Juventus é uma marca, uma empresa. Isso significa que ela pretende
expandir, conquistar novos torcedores e fãs, e vender seus produtos por todo o
mundo. A marca, o valor, fazem parte dessa
gestão.
A Juventus usou métodos bruscos para o desenvolvimento desse
novo logo. No entanto, a marca Juventus não é uma marca normal. As marcas de
esportes no geral, possuem características únicas com seus consumidores, como
por exemplo: Lealdade, características de envolvimento, pessoalidade, paixão.
Por este fato elas devem ser tratadas com muito cuidado. Nenhuma marca de
produtos comerciais, nem a Coca Cola, Apple ou Google, possuem tais
características com seus consumidores.
Qual o sentido do tempo para
sua marca ?
O tempo social, de maneira simples, é a perspectiva de tempo e
tudo que está inserido nele. Podemos viver em sociedades voltadas para o
passado, que valorizam suas tradições, ritos e história. Há sociedades que
vivenciam mais o presente, com relações mais voltadas para o hedonismo, o
individualismo, os prazeres imediatos. Existem as sociedades voltadas para o
futuro, descobertas tecnológicas, ideologias, da busca por algo melhor para o futuro.
Mas qual a relação disso com as marcas? Como qualquer
estrutura social, elas também estão definidas no passado, no presente ou no
futuro, e isso impacta a maneira como ela é gerenciada e, consequentemente,
vista pelos seus consumidores. A definição do “tempo social” faz parte do
branding.
Existem marcas tecnológicas, inovadoras, preocupadas em
proporcionar um amanhã melhor. Essas marcas estão localizadas num “tempo social
futuro”. Podemos citar aqui a Tesla Motors, a Apple, e grande parte das
marcas de aplicativos, como o Uber, o Nubank e outros. Elas prometem um amanhã
diferente do hoje.
Outras marcas oferecem um presente mais prazeroso e feliz. A
Coca Cola, os sorvetes Ben & Jerry´s, a cerveja Guinness, os automóveis
Mercedes Benz, procuram oferecer situações e emoções excitantes, indulgentes e
instantâneas.
Portanto, tenha cuidado ao escolher a estratégia de tempo
social! Tenha cuidado ao escolher o que ela representa. Uma especialista do meio é a palestrante Daniela Viek. Falando a respeito do tempo
social e do valor da marca temos a Ana
Couto, da Ana Couto Branding.
Fontes:
How Brands Become Icons: The Principles of Cultural Branding
(Livro)
Autores:
Albano Alves
Amanda Fernandes
Carolina Moretti
Giovanni Guerreiro
Helena Bastos
Lalesca Santos
Murilo Errera
Nicolas Ramos
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