Branding - Esportivo


Marketing Esportivo


Olá! Hoje iremos falar um pouco a respeito do marketing esportivo, mais profundamente sobre o valor de uma marca no esporte.

No ano de 2017 a Juventus de Turim recebeu muitas críticas por conta do novo logo do clube.


A Juventus de Turim é um dos principais times de futebol da Itália. A Juventus é recheada de títulos e glórias, sua torcida é apaixonada e se espalha por todos os continentes. A Juventus é o orgulho da cidade de Turim, assim como a FIAT (o T representa Turim), patrocinadores do time, cujo maior acionista preside o clube.
Como qualquer outro clube mundial, a Juventus é uma marca, uma empresa. Isso significa que ela pretende expandir, conquistar novos torcedores e fãs, e vender seus produtos por todo o mundo. A marca, o valor, fazem parte dessa gestão.

A Juventus usou métodos bruscos para o desenvolvimento desse novo logo. No entanto, a marca Juventus não é uma marca normal. As marcas de esportes no geral, possuem características únicas com seus consumidores, como por exemplo: Lealdade, características de envolvimento, pessoalidade, paixão. Por este fato elas devem ser tratadas com muito cuidado. Nenhuma marca de produtos comerciais, nem a Coca Cola, Apple ou Google, possuem tais características com seus consumidores.

Qual o sentido do tempo para sua marca ?

O tempo social, de maneira simples, é a perspectiva de tempo e tudo que está inserido nele. Podemos viver em sociedades voltadas para o passado, que valorizam suas tradições, ritos e história. Há sociedades que vivenciam mais o presente, com relações mais voltadas para o hedonismo, o individualismo, os prazeres imediatos. Existem as sociedades voltadas para o futuro, descobertas tecnológicas, ideologias, da busca por algo melhor para o futuro.

Mas qual a relação disso com as marcas? Como qualquer estrutura social, elas também estão definidas no passado, no presente ou no futuro, e isso impacta a maneira como ela é gerenciada e, consequentemente, vista pelos seus consumidores. A definição do “tempo social” faz parte do branding.

Existem marcas tecnológicas, inovadoras, preocupadas em proporcionar um amanhã melhor. Essas marcas estão localizadas num “tempo social futuro”.  Podemos citar aqui a Tesla Motors, a Apple, e grande parte das marcas de aplicativos, como o Uber, o Nubank e outros. Elas prometem um amanhã diferente do hoje.

Outras marcas oferecem um presente mais prazeroso e feliz. A Coca Cola, os sorvetes Ben & Jerry´s, a cerveja Guinness, os automóveis Mercedes Benz, procuram oferecer situações e emoções excitantes, indulgentes e instantâneas.

Portanto, tenha cuidado ao escolher a estratégia de tempo social! Tenha cuidado ao escolher o que ela representa. Uma especialista do meio é a palestrante Daniela Viek. Falando a respeito do tempo social e do valor da marca temos a Ana Couto, da Ana Couto Branding.

Fontes:
How Brands Become Icons: The Principles of Cultural Branding (Livro)

Autores:
Albano Alves
Amanda Fernandes
Carolina Moretti
Giovanni Guerreiro
Helena Bastos
Lalesca Santos
Murilo Errera
Nicolas Ramos


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