Evite erros nas ações de trade marketing


A ação de trade marketing é uma estratégia adotada dentro do planejamento de marketing para
o desenvolvimento de estratégias de comunicação no ponto de venda.

Essas ações são muito comuns no varejo, pois apresenta o produto de diversas formas,
com o intuito de fazê-lo ser notado pelo consumidor final. Dentre as diversas formas de
divulgação, são mais comuns: Abordagem dentro da loja, a apresentação de produtos
nas prateleiras, banners promocionais, dentre outras ações, visando o aumento efetivo das
vendas no ponto de venda.  Fazer uma ação de trade marketing se tornou tão comum que é
muito importante tomar cuidado para não cometer o erro de “ficar na mesmice”, ou seja,
é necessário inovar para chamar a atenção do consumidor final.
Cometer erros pode ser muito prejudicial aos resultados esperados, portanto é necessário
conhecer o público-alvo antes de realizar as ações de trade marketing  para se comunicar com
ele corretamente.
Para que suas ações de trade marketing sejam bem sucedidas é necessário evitar erros como:

Poluição visual:
O produto deve ser bem posicionado e não deve haver poluição visual, pois se ao entrar na
loja o cliente notar uma poluição visual como materiais instalados de maneira torta,
mal posicionados ou sem harmonia no processo de comunicação, ele poderá sair
do estabelecimento sem sequer notar o produto ou registrando uma experiência negativa
com a marca.
Ambientes escuros:
Podemos ignorar o que está na penumbra, mas podemos notar melhor as coisas na luz.
Um produto que esteja em um ambiente iluminado atrai o olhar, capta a atenção do cliente e
produz uma percepção de valor ainda mais elevado. A iluminação deve ser utilizada a favor da
sua loja. Por essa razão, os diferentes tipos de sistemas de iluminação, devem ser pensados
e distribuídos estrategicamente a fim de agregar valor aos produtos. Lembre-se que as
repetições podem gerar monotonia, então variar o sistema de iluminação nos diferentes
ambientes da loja é uma ótima estratégia para quebrar a mesmice. Trabalhar estrategicamente
a iluminação de loja faz toda a diferença no visual dos produtos.

Má exposição do produto:
Não trate um produto que custa R$ 100,00 reais como se ele custasse R$ 5,00. Assim você
poderá tirar dele não somente o valor econômico mas, sobretudo, o valor de sedução. É
necessário estudar os locais e formas como seus produtos estão sendo sendo expostos para
que eles sejam notados pelo cliente potencial.

Agora que você já sabe o que pode dar errado, planeje cuidadosamente suas ações de
trade marketing, levando em consideração os pontos acima, mas lembre-se de que o mercado
está em  constante mudança e é necessário acompanhá-las para não ficar de fora.
Palavras-chave: Evitar, Erros, Trade marketing, Ações.
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Fontes de pesquisa:
Participantes do desenvolvimento deste artigo:
Aquila Lima Moreira
Diana Maria da Silva
Emerson Silva
Erica Dias Matos
Giovane Barbosa Pereira de Almeida
Hilamel auxiliadora de lacerda
Islan Amorim
Jéssica Ribeiro da Silva

Thayna luchin Barbosa

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