Ferramentas de Guerra
Depois de conhecermos como surgiu, exemplos de sucesso e
fracasso e o passo a passo de como fazer uma boa ação de Marketing de
Guerrilha, chegou a hora de conhecer algumas de suas ferramentas, que são
inúmeras e ajudam a deixar para trás os concorrentes e adquirir vários
clientes. Segundo Anabela Costa Leite, em sua tese de mestrado, as ações do
Marketing de Guerrilha se estruturam em princípios sólidos, com grande criatividade
e imaginação, bastante paciência, muita sensibilidade, alguma persistência e
uma certa dose de agressividade.
Assim, apresentamos algumas ferramentas nas ações de
guerrilha: Ambush Marketing ou Marketing de Emboscada; Astroturfing; Marketing
Invisível; PR Stunt e Marketing Viral.
Ambush
Marketing ou Marketing de Emboscada
É conhecida pela invasão ou infiltração proposital ou
voluntária de uma marca num evento desenvolvido por uma segunda empresa. O foco
dessa ação é confundir os clientes em relação à marca que organizou o evento em
questão beneficiando a marca invasora do esforço realizado pela marca oficial.
Astroturfing
Essa ferramenta junta várias técnicas de guerrilha para
ativar e estimular o público, promovendo barulho e disseminando mensagens. Esta
ferramenta consiste em mobilizar grupos que hipoteticamente estão unidos para
defender uma causa, no entanto, a base desta ferramenta consiste no desejo da
empresa em promover a sua marca.
Marketing Invisível
Essa ferramenta foge ao clichê das campanhas publicitárias.
O foco dessa estratégia é envolver o consumidor sem mostrar ao mesmo que se
trata de uma ação de marketing. Geralmente as empresas contratam celebridades,
jornalistas e pessoas influentes na sociedade para mostrarem o que as levou a
escolher aquele produto ou serviço.
PR Stunt
O PR Stunt cria momentos e situações inusitadas, envolventes
e surpreendentes ao cliente com o objetivo de gerar espontaneidade. Busca alcançar
grande visibilidade e notoriedade da marca ou produto em questão.
Marketing Viral
Como o próprio nome diz, essa ferramenta
tem como objetivo se espalhar por seu público como ocorre como um vírus. Em
geral utiliza os meios online, mais especificamente as redes sociais. Mantém a
forma divertida, leve e inusitada do marketing de guerrilha.
Fontes:
MARKETING DE GUERRILHA Uma chamada para a atenção e para a
ação – Tese de mestrado de Beatriz Ferreira Paupério. Disponível em < https://bdigital.ufp.pt/bitstream/10284/6920/1/DM_Beatriz%20Paup%C3%A9rio.pdf>
Marketing de Guerrilha como diferencial competitivo para a
via comunicação – Trabalho de conclusão de Curso de Paulo Henrique de Araújo
Junior. Disponível em < http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/11860/1/PDF%20-%20Paulo%20Henrique%20Cunha%20de%20Ara%C3%BAjo%20J%C3%BAnior.pdf>
A importância e o contributo do marketing de guerrilha no
sucesso das marcas – Tese escrita por Anabela Costa Leite. Disponível em <
https://repositorio.ipl.pt/bitstream/10400.21/2353/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20Anabela%20Costa%20Leite.pdf>
Autores:
Andréia Lopes
Edlaine Sousa
Emerson Príncipe
Jefferson Carvalho
Michelle Garcia
Rebeca Souza
Tiago Jesus
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