Ferramentas de Guerra


Depois de conhecermos como surgiu, exemplos de sucesso e fracasso e o passo a passo de como fazer uma boa ação de Marketing de Guerrilha, chegou a hora de conhecer algumas de suas ferramentas, que são inúmeras e ajudam a deixar para trás os concorrentes e adquirir vários clientes. Segundo Anabela Costa Leite, em sua tese de mestrado, as ações do Marketing de Guerrilha se estruturam em princípios sólidos, com grande criatividade e imaginação, bastante paciência, muita sensibilidade, alguma persistência e uma certa dose de agressividade.
Assim, apresentamos algumas ferramentas nas ações de guerrilha: Ambush Marketing ou Marketing de Emboscada; Astroturfing; Marketing Invisível; PR Stunt e Marketing Viral.


Ambush Marketing ou Marketing de Emboscada

É conhecida pela invasão ou infiltração proposital ou voluntária de uma marca num evento desenvolvido por uma segunda empresa. O foco dessa ação é confundir os clientes em relação à marca que organizou o evento em questão beneficiando a marca invasora do esforço realizado pela marca oficial.

Ação marca Bavaria na Copa 2010



Astroturfing

Essa ferramenta junta várias técnicas de guerrilha para ativar e estimular o público, promovendo barulho e disseminando mensagens. Esta ferramenta consiste em mobilizar grupos que hipoteticamente estão unidos para defender uma causa, no entanto, a base desta ferramenta consiste no desejo da empresa em promover a sua marca. 

Ação no caso do bloqueio de celulares




Marketing Invisível

Essa ferramenta foge ao clichê das campanhas publicitárias. O foco dessa estratégia é envolver o consumidor sem mostrar ao mesmo que se trata de uma ação de marketing. Geralmente as empresas contratam celebridades, jornalistas e pessoas influentes na sociedade para mostrarem o que as levou a escolher aquele produto ou serviço.

Ação Tok&Stok, Claro e NatGeo no filme Se eu fosse você



PR Stunt

O PR Stunt cria momentos e situações inusitadas, envolventes e surpreendentes ao cliente com o objetivo de gerar espontaneidade. Busca alcançar grande visibilidade e notoriedade da marca ou produto em questão.

Ação do Mc Donald’s



Marketing Viral

Como o próprio nome diz, essa ferramenta tem como objetivo se espalhar por seu público como ocorre como um vírus. Em geral utiliza os meios online, mais especificamente as redes sociais. Mantém a forma divertida, leve e inusitada do marketing de guerrilha.




Fontes:

MARKETING DE GUERRILHA Uma chamada para a atenção e para a ação – Tese de mestrado de Beatriz Ferreira Paupério. Disponível em < https://bdigital.ufp.pt/bitstream/10284/6920/1/DM_Beatriz%20Paup%C3%A9rio.pdf>

Marketing de Guerrilha como diferencial competitivo para a via comunicação – Trabalho de conclusão de Curso de Paulo Henrique de Araújo Junior. Disponível em < http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/11860/1/PDF%20-%20Paulo%20Henrique%20Cunha%20de%20Ara%C3%BAjo%20J%C3%BAnior.pdf>

A importância e o contributo do marketing de guerrilha no sucesso das marcas – Tese escrita por Anabela Costa Leite. Disponível em < https://repositorio.ipl.pt/bitstream/10400.21/2353/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20Anabela%20Costa%20Leite.pdf>


Autores:

Andréia Lopes
Edlaine Sousa
Emerson Príncipe
Jefferson Carvalho
Michelle Garcia
Rebeca Souza
Tiago Jesus 

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