Olá, conforme vimos nas outras postagens, Maslow criou a Teoria das Necessidades Humanas que procura entender os desejos, motivações e comportamento humano. Já falamos aqui sobre as Necessidades Fisiológicas (que são as mais básicas) e sobre as Necessidades de Segurança (que tem a ver com estabilidade e segurança, propriamente dita). Hoje concluiremos esse tema abordando as Necessidades Sociais, de Estima e de Auto Realização.


Necessidades Sociais
De acordo com as teorias de Maslow as necessidades sociais se encontram no meio de pirâmide, onde as necessidades mais básicas já foram sanadas. São consideradas necessidades essenciais para o crescimento e desenvolvimento do indivíduo, para prevenção de doenças como ansiedade, depressão e solidão.
Essas necessidades são: amor, amizade, família, grupo sociais, aceitação o que torna a pessoa mais feliz. Ou seja, é a necessidade de se inserir/ pertencer à algum grupo.
Um exemplo de produtos com base nos estímulos de necessidades sociais são: teatros, casas de show, clubes, igrejas, entre outros.

Necessidade de Estima
Estima é a quarta camada da pirâmide de necessidades e diz respeito ao bem-estar da pessoa consigo mesma, com seus feitos e características. Maslow defendeu que nunca estaremos satisfeitos, sempre achando defeitos em nós mesmo, quando vemos qualidades de outras pessoas. Isso torna eterna a busca por ser melhor, atingir um nível maior em qualquer coisa que se faça. Uma etapa antes de sentir-se auto realizado por completo, a necessidade de estima, é utilizada por empresas de roupas, pois além do atributo funcional o atributo emocional é fator fundamental para escolha do cliente, pois ele gosta de se sentir bonito e atraente ao olhar de outras pessoas e para si mesmo. Isso pode ajudar, por exemplo, a definir melhor a estratégia de marketing na hora de pensar qual produto e qual oferta fazer para um cliente em especifico, otimizando tempo/custos e aumentando a satisfação do cliente.
Estar na moda, vestir-se com aquela roupa de determinada grife, ter aquele carro do ano ou aquele tênis do momento têm a ver com a necessidade de sentir-se bem e ser notado pelos seus pares.


Necessidade de Auto Realização
O termo auto realização, vem de todos os planos que nos impulsionam a nos tornar o que podemos ser, como sonhos, desejos, fantasias. Esse é o último nível da pirâmide e, segundo Maslow, o ser humano sempre precisa de uma necessidade para satisfazer, pois ele nunca está sempre auto realizado. Segundo ele, apenas 2% da população pode se dizer auto realizada.
Pessoas auto realizadoras têm necessidades especiais, que é o que realmente as motiva. Suas motivações são: Verdade; Beleza; Unidade, Completude; Singularidade; Vitalidade; Perfeição; Justiça; Ordem; Simplicidade; Riqueza; Ausência de esforço; Autossuficiência; Sentido.
Exemplos de desejos ou produtos que simbolizam essa necessidade são: viagens, cursos universitários, férias, trabalhos voluntários, entre outros.


Agora que você já conhece todos os níveis da pirâmide e a importância que esse conceito tem para o sucesso das estratégias de marketing. Veremos nos próximos posts como funciona o processo decisório de compra dos clientes.
Você já parou para pensar em que exato momento decidiu comprar alguma coisa? O que te impulsionou ou levou a fazer isso?
Acompanhe na nossa próxima postagem.



FONTES:
- Construção de um instrumento de MEDIDA de satisfação, de José Luiz Hesketh e Maria T.P.M Costa
- O Lado Humano da empresa, de Douglas McGregor
- A Teoria das Necessidades de Maslow: As Influências do nível educacional sobre a sua percepção no ambiente de trabalho, de André Ferreira, Carolina Medeiros Medutti e Paulo Eduardo Oliveira Gimenez
- http://ramonkayo.com
- https://www.escoladeecommerce.com
: http://www.administradores.com.br
- http://psicotico2014.blogspot.com


Participantes:
- Camila de Mello
- Geiziel Rodrigues
- Janaína Rufino
- Mayra Gabriel
- Patrícia Nejo
- Pedro Cavichiollo
- Stephanye Morgado
- Thaís Rocha
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