Definição
e objetivo:
O
briefing da ação deve ser muito bem preparado para não gerar frustrações no
contratante da campanha. Defina se o objetivo á aumentar o tráfego no website
da empresa, gerar comentários nas redes sociais, fazer a marca ser lembrada ou
divulgar um vídeo ou novo produto.
Planejamento:
Verificar o local onde será executada a
campanha é um dos critérios mais importantes a ser levado em consideração na
hora de planejar uma ação. É necessário checar o clima da região, a cultura, o
período etc. Tomando essas precauções as chances da campanha dar errado é mais
rara.
Interação público X Campanha:
Um dos pontos fortes do marketing de guerrilha é
a possibilidade do público interagir com a marca.Promova conexões da ação com
redes sociais, QR code, relacionamento entre os participantes da campanha, etc.
Visualização:
Anúncios convencionais trazem uma série
de dados e informações, mas poucas vezes se tornam notícia. A intenção aqui é
que a própria mídia noticie sua proposta como algo fora do usual.
Utilizar mídias convencionais:
É um equívoco acreditar que ações de guerrilha
irão substituir totalmente campanhas tradicionais. O ideal é combinar as
campanhas de marketing propondo uma comunicação integrada.
Custos
:
Os custos envolvidos geralmente são
baixos, o que evidencia um cuidado ainda maior na assertividade da proposta. O
próprio nome dessa atividade de marketing remete às guerrilhas urbanas nas
quais um oponente mais fraco (com recursos escassos) tenta vencer o adversário
mais forte (geralmente com mais verba). As campanhas geralmente têm um custo
mais baixo que divulgações nas mídias tradicionais.
Equipe
multidisciplinares :
No desenvolvimento da campanha, as
experiências e expectativas diversificadas de um conjunto de profissionais
tendem a promover um resultado inusitado e impactante.
Resultados
:
Esteja atento aos instrumentos de
mensuração adequados ao objetivo da campanha. Os indicadores são diversos como
número de likes, comentários, intervenções na peça publicitária, quantas
pessoas foram expostas diretamente pela ação de marketing, número de
visualizações,(perspectiva qualitativa), o quanto se gerou de mídia espontânea,
etc.
O famoso boca a boca :
A intenção é intrigar as pessoas para que elas comentem
sobre o acontecimento promovendo a marca. Mas o anunciante deve estar preparado
para receber comentários positivos e negativos e, quando for necessário e
possível, fazer intervenções de correção.
Transforme seu anuncio em experiência:
Pode parecer contraditório, mas quanto mais disfarçado for o
anúncio, mais as pessoas terão curiosidade e deixarão de ter resistência a ele.
O foco é promover a experiência capaz de gerar atenção e envolver pessoas.
Fontes:
Andreas, Diego Luis Pereira - MARKETING DE GUERRILHA: UM
ESTUDO SOBRE O USO DE ESTRATÉGIAS DE MARKETING BAIXO CUSTO PARA PEQUENAS
EMPRESAS – Disponível em: http://intertemas.toledoprudente.edu.br/index.php/ETIC/article/view/3150/2901
Dantas, Edmundo Brandão - A propaganda de guerrilha: uma
nova alternativa para posicionar marcas – Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/dantas-edmundo-a-propaganda-de-guerrilha.pdf
Autores:
Andréia Lopes
Edlaine Sousa
Emerson Príncipe
Jefferson Carvalho
Michelle Garcia
Rebeca Souza
Tiago Jesus
Comentários
Postar um comentário