Dicas para uma boa guerra

Definição e objetivo:
O briefing da ação deve ser muito bem preparado para não gerar frustrações no contratante da campanha. Defina se o objetivo á aumentar o tráfego no website da empresa, gerar comentários nas redes sociais, fazer a marca ser lembrada ou divulgar um vídeo ou novo produto.


Planejamento:
Verificar o local onde será executada a campanha é um dos critérios mais importantes a ser levado em consideração na hora de planejar uma ação. É necessário checar o clima da região, a cultura, o período etc. Tomando essas precauções as chances da campanha dar errado é mais rara.
Interação público X Campanha:
Um dos pontos fortes do marketing de guerrilha é a possibilidade do público interagir com a marca.Promova conexões da ação com redes sociais, QR code, relacionamento entre os participantes da campanha, etc. 
Visualização:
Anúncios convencionais trazem uma série de dados e informações, mas poucas vezes se tornam notícia. A intenção aqui é que a própria mídia noticie sua proposta como algo fora do usual.
Utilizar mídias convencionais:
 É um equívoco acreditar que ações de guerrilha irão substituir totalmente campanhas tradicionais. O ideal é combinar as campanhas de marketing propondo uma comunicação integrada.
Custos :
Os custos envolvidos geralmente são baixos, o que evidencia um cuidado ainda maior na assertividade da proposta. O próprio nome dessa atividade de marketing remete às guerrilhas urbanas nas quais um oponente mais fraco (com recursos escassos) tenta vencer o adversário mais forte (geralmente com mais verba). As campanhas geralmente têm um custo mais baixo que divulgações nas mídias tradicionais.  
Equipe multidisciplinares :
No desenvolvimento da campanha, as experiências e expectativas diversificadas de um conjunto de profissionais tendem a promover um resultado inusitado e impactante. 
Resultados :
Esteja atento aos instrumentos de mensuração adequados ao objetivo da campanha. Os indicadores são diversos como número de likes, comentários, intervenções na peça publicitária, quantas pessoas foram expostas diretamente pela ação de marketing, número de visualizações,(perspectiva qualitativa), o quanto se gerou de mídia espontânea, etc.
O famoso boca a boca :
A intenção é intrigar as pessoas para que elas comentem sobre o acontecimento promovendo a marca. Mas o anunciante deve estar preparado para receber comentários positivos e negativos e, quando for necessário e possível, fazer intervenções de correção.
Transforme seu anuncio em experiência:
Pode parecer contraditório, mas quanto mais disfarçado for o anúncio, mais as pessoas terão curiosidade e deixarão de ter resistência a ele. O foco é promover a experiência capaz de gerar atenção e envolver pessoas.

Fontes:
 Garrigan, PatrickMargolis, Jonathan - Livro - Marketing de Guerrilha para leigos
Andreas, Diego Luis Pereira - MARKETING DE GUERRILHA: UM ESTUDO SOBRE O USO DE ESTRATÉGIAS DE MARKETING BAIXO CUSTO PARA PEQUENAS EMPRESAS – Disponível em: http://intertemas.toledoprudente.edu.br/index.php/ETIC/article/view/3150/2901
Dantas, Edmundo Brandão - A propaganda de guerrilha: uma nova alternativa para posicionar marcas – Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/dantas-edmundo-a-propaganda-de-guerrilha.pdf


Autores:
Andréia Lopes
Edlaine Sousa
Emerson Príncipe
Jefferson Carvalho
Michelle Garcia
Rebeca Souza
Tiago Jesus 

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