Planejamento de Marketing



Planejamento De Marketing

Etapas de um planejamento de marketing




Vamos falar sobre algumas etapas para um planejamento de marketing?

A primeira etapa para um planejamento de marketing é o planejamento, em seguida é necessário uma analise do ambiente, definição do publico alvo, definição do posicionamento de mercado, definição da marca e definição das estratégias de marketing. O que se deve fazer, quem participa, que resultados se devem esperar em cada fase e em cada momento, quais são as bases, os instrumentos para cada elaboração do plano de marketing,

Comece a planejar por aqui: onde sua empresa está e onde ela quer chegar? Para tanto, você deve primeiro analisar o seu mercado de atuação, definir seu público-alvo, suas metas e traçar as ações para o alcance dos objetivos. A análise de ambiente deve incluir todos os fatores relevantes que podem exercer pressão direta ou indireta sobre o seu negócio, como:

1. Fatores Econômicos

2. Fatores Socioculturais

3. Fatores Políticos/legais

4. Fatores Tecnológicos

5. Concorrência

6. Analise swot


PÚBLICO- ALVO:


A definição do público-alvo significa identificar um segmento particular ou segmentos da população que você deseja servir. O mercado consiste em muitos tipos de clientes, produtos e necessidades. É preciso determinar quais segmentos oferecem as melhores oportunidades para o seu negócio.

Quanto mais se conhece o mercado e seus clientes, mais fácil será a oferta de produtos e serviços adequados a segmentos distintos. O lançamento de novos produtos pode ser resultado da segmentação de mercado. Existem, por exemplo, diversos tipos de embalagem de sabão em pó para públicos distintos, como solteiros, casais sem filhos, famílias. Assim como existem segmentações de acordo com necessidades distintas dos públicos: sabão em pó que lava mais branco, tira sujeira pesada, deixa as roupas mais macias, etc.

DEFINIÇÃO DO POSICIONAMENTO DE MERCADO:


Nesse item você definirá qual imagem deseja transmitir ao seu cliente em relação ao seu negócio. Essa imagem deve ser clara, distinta e bem definida em relação aos seus concorrentes garantindo uma larga vantagem sobre eles


DEFINIÇÃO DA MARCA:


A marca é a identidade da empresa, ou seja, a forma como ela será conhecida, portanto, deve traduzir a imagem que se deseja passar para o mercado, no caso, o posicionamento da empresa. Por isso, a definição do posicionamento do seu negócio e de suas vantagens sobre a concorrência, realizadas anteriormente, são fatores essenciais para repensar uma marca ou criá-la.

A estratégia de marketing permite definir como sua empresa atingirá seus objetivos e metas e gerenciará seus relacionamentos com o mercado de maneira que obtenha vantagens sobre a concorrência. Ela consiste nas decisões necessárias para determinar a maneira pela qual o composto de marketing, isto é, os cinco principais elementos de marketing (produto, preço, praça, promoção, pessoas) são combinados simultaneamente.


ARTIGOS CIENTÍFICOS


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Texto Desenvolvido Por:

Diego Gomes
Matheus Pereira
Rodrigo Soares
Sara Aguiar









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