Omnichannel, como implantar nas empresas?



A estratégia de Omnichanel estabelece uma forte comunicação entre empresa e consumidor.
O desejo do consumidor em ter um atendimento ágil e descomplicado é levando em consideração. O omnichannel aperfeiçoa o tempo, possibilita a interação em vários canais sem perder a qualidade no atendimento, cada canal se torna um ingrediente indispensável para o sucesso da empresa.
Se a empresa utiliza a estratégia omnichannel bem aplicada, ela potencializa sua marca no mercado.
Existem cinco formas de implantar o omnichannel em uma empresa:
1. Aumentar a sincronização: O aumento da sincronização entre canais é uma das maneiras de manter os consumidores sempre satisfeitos com o que você oferece.
 2. Pensar como o cliente: Na hora de implantar o omnichannel é preciso também pensar como o cliente, e entender como as pessoas fariam na hora de entrar em contato com você.
3. Segmentar os consumidores: Segmentar o perfil de cada um dos clientes, conseguindo manter um omnichannel perfeito  e satisfazendo as  necessidades dos clientes.

4. Realizar o follow-up: O que torna sua empresa amiga do consumidor. Quem já realizou uma compra e gostou do que levou confia na sua marca e passa uma boa imagem para outras pessoas, mantendo os clientes firmes com a empresa.

 5. Monitorar os dados: No marketing, o monitoramento é parte importante para medir as respostas de seu cliente, a satisfação deles e também seus resultados, assim você conseguirá descobrir maneiras de melhorar sua tática e ampliar seu negócio.

Benefícios da implementação do Omnichannel nas empresas:
·         Aumento da proximidade com o cliente.
·         Definição de estratégias futuras
·         Mais visibilidade para marca
Como fazer a integração de canais com sucesso?
·         Estude os hábitos do seu consumidor                           
·         Coloque o consumidor no centro da experiência
·         Comece com os canais de maior adesão
·         Recorra à tecnologia
·         Elimine barreiras, ofereça opções, crie um relacionamento.
·         Crie um relacionamento
·         Acompanhe o cliente em sua jornada de compras
·         Cuide da sua loja física
·         Utilize indicadores
·         Invista em uma mudança na cultura organizacional
Conheça algumas das principais estratégias omnichannel, desde a mais simples até a mais avançada.
·         Mobile
·         Crossdocking
·         Dropshipping
·         Retirada em loja
·         Disponibilidade do produto nas lojas
·         Totem de autoatendimento em loja física
Mas como começar a definir essas estratégias?
Segundo o site Vertigo Tecnologias, são necessárias algumas informações:
·         Quais são os canais mais usados pelo seu público;
·         Identificar seus principais problemas em canais digitais e como resolvê-los;
·         Estudar as formas de interação que mais se encaixam com o seu negócio;
·         Recolher dados e análises das compras feitas pelos seus consumidores na sua plataforma digital (e-commerce, programa de fidelidade, canal de consulta de dados e etc.).
A partir dessas informações é possível ter uma diretriz de como iniciar sua estratégia omnichannel.
Agora você pode estar se perguntando em relação aos sistemas e conexões entre loja física e virtual, como isso acontece?
O uso de uma API (Application Program Interface) ajuda na realização de toda essa integração e faz com que os sistemas funcionem juntos.
Alguns fatores que podem impedir a implantação de estratégias omnichannel:
·         Cultura das empresas
·         Atuação no digital
·         Custos
Boa sorte!

“Na prática, APIs são uma espécie de “cola digital” entre duas pontas, ou seja, ela consegue trazer a informação de um sistema de uma maneira eficiente e padronizada, permitindo uma integração e consumo mais facilitado por parte do desenvolvedor. Suas aplicações variam desde exposição de serviços para desenvolvedores independentes, ou também para comunicação com outros sistemas parceiros que exijam agilidade e rapidez na integração.” Fonte: Sensedia.

Palavras chave: Omnichannel, Estratégia, Canais
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Fontes:

Participaram do desenvolvimento deste artigo:
Amanda Kelly
Breno Diniz
Giovana Santos
Nataly Gonçalves
Taiza Santoro
Thaís Menezes
Thais Vitório
Yumy Karolyny

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