A
estratégia de Omnichanel estabelece uma forte comunicação entre empresa e
consumidor.
O desejo
do consumidor em ter um atendimento ágil e descomplicado é levando em
consideração. O omnichannel aperfeiçoa o tempo, possibilita
a interação em vários canais sem perder a qualidade no atendimento, cada canal
se torna um ingrediente indispensável para o sucesso da empresa.
Se a empresa utiliza a estratégia omnichannel
bem aplicada, ela potencializa sua marca no mercado.
Existem cinco formas de implantar o omnichannel
em uma empresa:
1. Aumentar a sincronização: O aumento da sincronização entre canais é
uma das maneiras de manter os consumidores sempre satisfeitos com o que você
oferece.
2. Pensar como o
cliente: Na hora de implantar o omnichannel é preciso também pensar como o cliente, e entender como as pessoas fariam
na hora de entrar em contato com você.
3. Segmentar os consumidores: Segmentar o perfil de cada um dos clientes,
conseguindo manter um omnichannel
perfeito e satisfazendo as necessidades dos clientes.
4. Realizar o follow-up: O que torna sua empresa amiga do consumidor.
Quem já realizou uma compra e gostou do que levou confia na sua marca e passa
uma boa imagem para outras pessoas, mantendo os clientes firmes com a empresa.
5. Monitorar os dados: No marketing, o monitoramento é parte
importante para medir as respostas de seu cliente, a satisfação deles e também
seus resultados, assim você conseguirá descobrir maneiras de melhorar sua
tática e ampliar seu negócio.
Benefícios da
implementação do Omnichannel nas empresas:
·
Aumento da
proximidade com o cliente.
·
Definição de
estratégias futuras
·
Mais
visibilidade para marca
Como fazer a integração
de canais com sucesso?
·
Estude os
hábitos do seu consumidor
·
Coloque o
consumidor no centro da experiência
·
Comece com os
canais de maior adesão
·
Recorra à
tecnologia
·
Elimine
barreiras, ofereça opções, crie um relacionamento.
·
Crie um relacionamento
·
Acompanhe o
cliente em sua jornada de compras
·
Cuide da sua
loja física
·
Utilize
indicadores
·
Invista em
uma mudança na cultura organizacional
Conheça algumas das
principais estratégias omnichannel, desde a mais simples até a mais avançada.
·
Mobile
·
Crossdocking
·
Dropshipping
·
Retirada em
loja
·
Disponibilidade
do produto nas lojas
·
Totem de
autoatendimento em loja física
Mas como começar a definir essas estratégias?
Segundo o site Vertigo Tecnologias, são necessárias algumas informações:
·
Quais são os
canais mais usados pelo seu público;
·
Identificar
seus principais problemas em canais digitais e como resolvê-los;
·
Estudar as
formas de interação que mais se encaixam com o seu negócio;
·
Recolher
dados e análises das compras feitas pelos seus consumidores na sua plataforma
digital (e-commerce, programa de fidelidade, canal de consulta de dados e
etc.).
A partir dessas
informações é possível ter uma diretriz de como iniciar sua estratégia
omnichannel.
Agora você pode estar se perguntando em relação aos sistemas e conexões
entre loja física e virtual, como isso acontece?
O uso de uma API (Application Program Interface) ajuda na realização de
toda essa integração e faz com que os sistemas funcionem juntos.
Alguns fatores que podem impedir a implantação de estratégias
omnichannel:
·
Cultura
das empresas
·
Atuação
no digital
·
Custos
Boa sorte!
“Na prática, APIs são uma espécie de “cola digital” entre duas pontas, ou seja, ela
consegue trazer a informação de um sistema de
uma maneira eficiente e padronizada,
permitindo uma integração e consumo mais facilitado por parte do desenvolvedor.
Suas aplicações variam desde exposição de serviços para desenvolvedores
independentes, ou também para comunicação com outros sistemas
parceiros que exijam agilidade e rapidez na integração.” Fonte:
Sensedia.
Palavras chave: Omnichannel, Estratégia, Canais
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Fontes:
Participaram do desenvolvimento deste artigo:
Amanda Kelly
Breno Diniz
Giovana Santos
Nataly Gonçalves
Thaís Menezes
Thais Vitório
Yumy Karolyny
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