Quais são os principais tipos de varejo



O varejo possui muitas formas, cada uma é adaptada para um tipo específico de consumidor. Nesse post vamos explicar as principais formas do varejo pelo mundo e quais as inovações que envolvem esse setor tão importante da economia.




Hipermercados: Atendem consumidores que procuram por maior diversidade de produtos, entre elas do ramo alimentício, eletrônicos, artigos para carros, etc. Geralmente se encontram nas principais avenidas, e possuem preços mais baixos.



Supermercados: Atendem consumidores de sua própria rua/bairro, possui maior giro dos produtos de consumo imediato, e utilidades do dia-a-dia, pois é frequentado diariamente ou semanalmente. O preço é maior que os de hipermercados.



Lojas de departamento: Onde você encontra uma grande variedade de produtos de consumo, como produtos eletrônicos, vestuários, decoração, cosméticos, entre outros. São exemplos de lojas de departamentos: Americanas, Lojas Renner e Pernambucanas. 



Lojas de variedades: São lojas que possuem uma variedade de produtos, por exemplo, as famosas lojas de “R$1,99”. Possuem artigos para a casa, para presentear, utensílios domésticos, produtos escolares e até mesmo alimentos. A melhor localização para se encontrar lojas de variedades, são no centro comercial e shoppings centers, um exemplo que temos aqui no Brasil é a Daiso e a MiniSo.



Lojas de especialidades: Possuem produtos de certa procura específica, geralmente não comprando em grandes quantidades, como por exemplo, livrarias, farmácias, docerias. A frequência é conforme a necessidade do consumidor e os preços variam conforme cada produto.



Lojas de conveniência: No Brasil, se localizam dentro de postos de gasolina, onde podemos encontrar uma grande variedade de alimentos e bebidas, brinquedos e até um caixa 24 horas. No Japão, lojas de conveniência são chamadas de Kombini, possuem uma grande variedade de produtos, desde alimentos, presentes e até produtos de limpeza, além de serviços de correio, pagamento de contas e papelaria



-Outlets: São varejos onde os fabricante vendem produtos fora de coleção à uma preço inferior. A pioneira no Brasil, a Outlet Premium, localizada em Itupeva, oferece opções de mais de 100 lojas e uma ampla área de alimentação.


E o que há de novo para o varejo? 

A tecnologia vem cada vez mais invadindo o varejo brasileiro, a inovação passa a ser uma questão de sobrevivência para as empresas. Entenda alguns conceitos que já estão mudando o varejo.



Bracketing - Um conceito de varejo conhecido como híbrido, que envolve a experiência online com a de uso do produto. Um exemplo prático é o serviço Prime Wardrobe da gigante Amazon que permite que o usuário selecione de 3 a 15 peças e experimente por uma semana e devolva apenas as que não quiser ficar sem nenhum custo de logística.



Realidade Aumentada - O varejo tem encontrado maneiras de  levar a experiência dos seus produtos aos consumidores em suas próprias casas através da tecnologia. A suéca do ramo de móveis IKEA criou um aplicativo que projeta a imagem 3D do móvel nos ambientes através da câmera, permitindo que o usuário tome uma decisão com mais certeza sobre que móvel comprar.

Assista o nosso vídeo sobre o post!

Fontes:

Comentários