A importância da Tecnologia no Varejo


Tecnologia que agrega valor no Varejo



Vivemos uma era em que estamos sempre conectados, seja em redes sociais, fazendo pesquisas, utilizando aplicativos, tudo para facilitar nossas vidas e termos aquele conforto de fazer tudo pela tela do nosso celular, mas onde entra o varejo nessa história de tecnologia?

Se você pensa que tecnologia se trata apenas daqueles nerds que ficam na frente do computador, você está muito enganado! Vamos mostrar que a tecnologia está muito ligada ao varejo oferecendo diversas experiências e novidades para o consumidor final desfrutar de praticidade e rapidez em suas compras.

 O Varejo, sem dúvida, é um dos segmentos que mais sentem o impacto da tecnologia,com isso o varejo conseguiu um aliado poderoso que seria a tecnologia em seu cotidiano, vão de controle de reposição automático de estoque até Inteligência artificial utilizada para fazer a oferta adequada para o cliente.

Nessa nova realidade, Rouman Zeimkiewicz, CSO/CMO da Mutant (empresa especialista em garantir a melhor relação entre marcas e clientes) afirma que a tendência para setores como o do varejo é ter seu ponto de venda reformulado drasticamente. “A loja física deve virar showroom. O ponto de venda será muito mais destinado a apresentar o produto, a tendência de comprar no digital é cada vez maior. Quanto mais experiência de showroom, maior a probabilidade de obter êxito”, afirma o representante da Mutant.

Temos alguns exemplos de empresas varejistas que vem se adaptando a nova era tecnológica no Brasil, uma delas é a AMARO.COM, especializada em vestuários femininos, a marca possui lojas sem nenhum funcionário, apenas para seus consumidores experimentarem as roupas ali expostas e disponibilizam MacBooks e Ipad’s para as clientes realizarem suas compras e receberem os produtos em sua residência, podemos citar também a rede de supermercados Carrefour que pretende implantar – em fase de testes- ainda em 2018 a tecnologia Scan&Go, o objetivo desta tecnologia é acabar com as longas filas na hora de realizar o pagamento instalando um leitor de código de barras que faz a leitura dos produtos diretamente no carrinho, oferecendo rapidez  para seus clientes e a O Boticário, que vem utilizando chips para realização de teste de alergia de seus produtos, acabando assim com os testes em animais e humanos. 



Confira abaixo algumas tendências que vão impactar o varejo

- Beacons: são aparelhos de proximidade que enviam notificações via bluetooth para smartphones cadastrados e que também podem guiar o cliente para encontrar o produto desejado dentro da loja, oferecer informações sobre produtos, entre outros.  
- Pagamentos móveis: com um dispositivo móvel em mãos o vendedor pode realizar o check-out do cliente em qualquer ponto da loja, evitando filas, burocracia e otimizando o atendimento.
- RFID: a etiqueta inteligente com identificação por rádio frequência permite controlar o estoque em tempo real, rastrear produtos, viabiliza o pagamento via celular e ainda facilita identificar os produtos mais vendidos.
- Espelho inteligente: sugere ao cliente toda comodidade do e-commerce na loja física. Ao provar uma peça de roupa o sistema recomenda alternativas de acordo com os itens escolhidos e mostra as melhores combinações.
A parceria entre Tecnologia e Varejo tem tudo para dar certo, em uma pesquisa recente feita pela empresa CISCO, foi apontado que os lucros de uma empresa podem aumentar em até 15,6% quando agrega valor ao cliente utilizando tecnologias da Internet das Coisas (IoT), agora é só aguardar para aproveitarmos de toda essa tecnologia a favor dos varejistas  agregando valor ao negócio e para os consumidores tornando a compra mais prática e rápida.








#marketingunicid 
#chupapanda 
#varejo 
#digital 
#tecnologia 
#beacons 
#pagamentomobile 
#RFID 
#espelhointeligente 
#experienciadecompra

Participaram do desenvolvimento desse post:

Andressa R. Tanigawa
Caio Costa
Daiani Lessa
Gabriel Bumbeers
Julio Cezar Claro
Leonardo Nascimento
Lucas Bregion
Márcia Mayumi
Mayara Deziderio

Pamela Evellyn

Comentários