Vivemos
uma era em que estamos sempre conectados, seja em redes sociais, fazendo
pesquisas, utilizando aplicativos, tudo para facilitar nossas vidas e termos
aquele conforto de fazer tudo pela tela do nosso celular, mas onde entra o
varejo nessa história de tecnologia?
Se
você pensa que tecnologia se trata apenas daqueles nerds que ficam na frente do
computador, você está muito enganado! Vamos mostrar que a tecnologia está muito
ligada ao varejo oferecendo diversas experiências e novidades para o consumidor
final desfrutar de praticidade e rapidez em suas compras.
O Varejo, sem dúvida, é um dos segmentos que
mais sentem o impacto da tecnologia,com isso o varejo conseguiu um aliado
poderoso que seria a tecnologia em seu cotidiano, vão de controle de reposição
automático de estoque até Inteligência artificial utilizada para fazer a oferta
adequada para o cliente.
Nessa nova realidade,
Rouman Zeimkiewicz, CSO/CMO da Mutant (empresa especialista em garantir a
melhor relação entre marcas e clientes) afirma que a tendência para setores
como o do varejo é ter seu ponto de venda reformulado drasticamente. “A loja
física deve virar showroom. O ponto de venda será muito mais destinado a
apresentar o produto, a tendência de comprar no digital é cada vez maior.
Quanto mais experiência de showroom, maior a probabilidade de obter êxito”,
afirma o representante da Mutant.
Temos alguns exemplos
de empresas varejistas que vem se adaptando a nova era tecnológica no Brasil,
uma delas é a AMARO.COM, especializada em vestuários femininos, a marca possui
lojas sem nenhum funcionário, apenas para seus consumidores experimentarem as
roupas ali expostas e disponibilizam MacBooks e Ipad’s para as clientes
realizarem suas compras e receberem os produtos em sua residência, podemos
citar também a rede de supermercados Carrefour que pretende implantar – em fase
de testes- ainda em 2018 a tecnologia Scan&Go, o objetivo desta tecnologia
é acabar com as longas filas na hora de realizar o pagamento instalando um
leitor de código de barras que faz a leitura dos produtos diretamente no
carrinho, oferecendo rapidez para seus
clientes e a O Boticário, que vem utilizando chips para realização de teste de
alergia de seus produtos, acabando assim com os testes em animais e humanos.
Confira abaixo algumas tendências que vão impactar o varejo
- Beacons: são
aparelhos de proximidade que enviam notificações via bluetooth para smartphones
cadastrados e que também podem guiar o cliente para encontrar o produto
desejado dentro da loja, oferecer informações sobre produtos, entre outros.
- Pagamentos móveis: com
um dispositivo móvel em mãos o vendedor pode realizar o check-out do
cliente em qualquer ponto da loja, evitando filas, burocracia e otimizando o
atendimento.
- RFID: a
etiqueta inteligente com identificação por rádio frequência permite controlar o
estoque em tempo real, rastrear produtos, viabiliza o pagamento via celular e
ainda facilita identificar os produtos mais vendidos.
- Espelho inteligente: sugere
ao cliente toda comodidade do e-commerce na loja física. Ao
provar uma peça de roupa o sistema recomenda alternativas de acordo com os
itens escolhidos e mostra as melhores combinações.
A parceria entre
Tecnologia e Varejo tem tudo para dar certo, em uma pesquisa recente feita pela
empresa CISCO, foi apontado que os lucros de uma empresa podem aumentar em até
15,6% quando agrega valor ao cliente utilizando tecnologias da Internet das
Coisas (IoT), agora é só aguardar para aproveitarmos de toda essa tecnologia a
favor dos varejistas agregando valor ao
negócio e para os consumidores tornando a compra mais prática e rápida.
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Participaram do desenvolvimento desse post:
Participaram do desenvolvimento desse post:
Andressa R. Tanigawa
Caio Costa
Daiani Lessa
Gabriel Bumbeers
Julio Cezar Claro
Leonardo Nascimento
Lucas Bregion
Márcia Mayumi
Mayara Deziderio
Pamela Evellyn
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