Chatbot, uma estratégia do Marketing Digital



O marketing digital é basicamente promover produtos, serviços e marcas de empresas por meio de todas as mídias digitais.
O CHATBOT é uma estratégia do Marketing Digital.
Chatbot é uma abreviação de robô de chat, é um software que gerencia e trabalha trocas de mensagens em sites e aplicativos. Ele foi desenvolvido com o intuito de prospecção de clientes, mas ao longo de seu desenvolvimento o robô ganhou outro rumo. Hoje utilizado para orientar e auxiliar seus clientes, a inteligência artificial que simplifica dúvidas frequentes sobre o produto/serviço, podendo até direcioná-lo aos aplicativos integrados como Messenger do Facebook.
É um sistema automático que permite simular conversas com os clientes através de comandos pré-estabelecidos, respondendo às perguntas de tal maneira que as pessoas tenham a impressão de que estão conversando com outra pessoa e não uma máquina.
O chatbot normalmente é usado nas plataformas de mensagens instantâneas, o objetivo é auxiliar no atendimento dos clientes para melhorar o relacionamento em uma pré e pós venda.
Chatbots são uteis para fidelizar clientes e já são indispensáveis para muitas empresas, respondendo perguntas e interagindo com consumidores. Só transferindo para atendimento humano quando é preciso resolver problemas muito incompreensíveis.
Segundo o site Resultados Digitais, algumas vantagens de ter um Chatbot na empresa são:
v    Disponibilidade 24h por dia, 7 dias por semana;
v    Automatização dos processos;
v    Múltiplos canais de atendimento;
v    Nova forma automatizada de entrar em contato com seu Lead.
Chatbots podem ser classificados de acordo de acordo com sua função principal, por exemplo:
       Chatbots para Atendimento a Clientes / SAC
       Chatbots para Captação de Leads
E pode ser aplicado em diversos momentos:
       Geração de Leads
       E-commerce
       Marketing e Vendas
       Pesquisas
       Atendimento ao Cliente
       Agendamento e Reservas
       Qualificação de Bases de Dados e CRM
       Ensino e Aprendizado
       Entretenimento


Segundo o site Globalbot “Até 2020, 85% das interações dos consumidores será conduzida por um mecanismo automático (chatbot)¹ e será a primeira opção para diferenciar uma empresa de seus competidores.²
Estudo correspondente:
1. Gartner Summits. “Gartner Customer 360 Summit: CRM Strategies and Technologies to Understand, Grow and Manage Customer Experiences.” Gartner, Inc. 2011.
2. Walker Information, Inc. “Customers 2020: The Future of B-to-B Customer Experience.” “2016.”.

Fontes:

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Participaram do desenvolvimento deste artigo:
Amanda Kelly
Breno Diniz
Giovana Santos
Nataly Gonçalves
Taiza Santoro
Thaís Menezes
Thais Vitório
Yumy Karolyny

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