O marketing digital é
basicamente promover produtos, serviços e marcas de empresas por meio de todas
as mídias digitais.
O CHATBOT é uma estratégia do Marketing Digital.
Chatbot é uma abreviação de
robô de chat, é um software que gerencia e trabalha trocas de mensagens em
sites e aplicativos. Ele foi desenvolvido com o intuito de prospecção de
clientes, mas ao longo de seu desenvolvimento o robô ganhou outro rumo. Hoje utilizado
para orientar e auxiliar seus clientes, a inteligência artificial que
simplifica dúvidas frequentes sobre o produto/serviço, podendo até direcioná-lo
aos aplicativos integrados como Messenger do Facebook.
É um sistema automático que
permite simular conversas com os clientes através de comandos
pré-estabelecidos, respondendo às perguntas de tal maneira que as pessoas
tenham a impressão de que estão conversando com outra pessoa e não uma máquina.
O chatbot normalmente é
usado nas plataformas de mensagens instantâneas, o objetivo é auxiliar no
atendimento dos clientes para melhorar o relacionamento em uma pré e pós venda.
Chatbots são uteis para
fidelizar clientes e já são indispensáveis para muitas empresas, respondendo
perguntas e interagindo com consumidores. Só transferindo para atendimento
humano quando é preciso resolver problemas muito incompreensíveis.
Segundo o site Resultados
Digitais, algumas vantagens de ter um Chatbot na empresa são:
v Disponibilidade 24h por dia, 7 dias por semana;
v Automatização dos processos;
v Múltiplos canais de atendimento;
v Nova forma automatizada de entrar em contato com
seu Lead.
Chatbots podem ser
classificados de acordo de acordo com sua função principal, por exemplo:
●
Chatbots
para Atendimento a Clientes / SAC
●
Chatbots
para Captação de Leads
E pode ser aplicado em
diversos momentos:
●
Geração
de Leads
●
E-commerce
●
Marketing
e Vendas
●
Pesquisas
●
Atendimento
ao Cliente
●
Agendamento
e Reservas
●
Qualificação
de Bases de Dados e CRM
●
Ensino
e Aprendizado
●
Entretenimento
Segundo o site Globalbot
“Até 2020, 85% das interações dos consumidores será conduzida por um mecanismo
automático (chatbot)¹ e será a primeira opção para diferenciar uma empresa de
seus competidores.²
Estudo correspondente:
1. Gartner Summits. “Gartner Customer 360 Summit: CRM Strategies and
Technologies to Understand, Grow and Manage Customer Experiences.” Gartner,
Inc. 2011.
2. Walker Information, Inc. “Customers 2020: The Future of B-to-B
Customer Experience.” “2016.”.
Fontes:
#marketingunicid #chatbot
#inteligenciaartificial #mktestrategia #chupapanda
Participaram do desenvolvimento
deste artigo:
Amanda Kelly
Breno Diniz
Giovana Santos
Nataly Gonçalves
Taiza Santoro
Thaís Menezes
Thais Vitório
Yumy Karolyny
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