O que é comunicação? Como ela é importante em nossa área?




A comunicação é uma ferramenta importante de eficácia e produtividade.
O significado do conceito de comunicação quer dizer compartilhar, associar/trocar opiniões, trocar mensagens. Se comunicar mostrar que envolve o ato de emitir e de receber informações, de demonstrar resultados em comum entre o comunicador e o intérprete usando símbolos e/ou signos.

Sabendo usar corretamente a comunicação é possível integrar ideias, influenciar, persuadir, convencer, despertar interesses e sentimentos além de expectativas nas pessoas. Além disso, a comunicação é irreversível e não é repetível, pois uma vez que a utilizamos não é possível se desfazer além de mesmo transmitindo uma mensagem pela segunda vez ela nunca será igual a primeira, devido a constante mudança dos emissores e receptores.

A comunicação só é possível com alguns componentes no meio desse caminho, que são:

Emissor: é quem irá emitir uma mensagem ou código.
Receptor: é quem irá receber a mensagem ou código.
Mensagem: é o conteúdo do que será informado.
Meio de Comunicação: é o que garante o contato do emissor e do receptor. Pode ser feita por tv, rádio, Internet, carta, pessoalmente etc.
Feedback: é uma ação que revela os pontos positivos e negativos da mensagem recebida do receptor de volta para o emissor.

Sabendo-se de dos princípios básicos de comunicação, é importante reforçar o quanto um profissional da área de marketing deve estar sabendo o “idioma” do cliente/receptor pois com isso estará mais perto de alcançar o seu sucesso. A comunicação deve ser feita passo a passo para que haja um resultado melhor gerando uma maior eficiência dela. Por mais que a tecnologia esteja muito a nosso favor ela não garante o sucesso do cliente/público-alvo é neste momento que o feedback é muito importante para o emissor, pois independentemente do quão seja negativo ou positivo sempre terá o que aperfeiçoar.


Portanto, a importância de se comunicar é algo que não se pode fugir além der ser essencial em nosso mundo moderno para que além de compreendermos e nos expressarmos seja qual for o assunto, é ser íntimo das informações que cruzam o nosso cotidiano.



#ComunicacaoEmMarketing #MarketingUnicid #ChupaPanda #Wolves #Conhecimento



Nome dos integrantes:

- Alisson Spada
- Amanda Elevi
- Anderson Brito
- Bruno Alves 
- Edson Júnior
- Jessica Siqueira
- Júlio Cesar 
- Nathalia Vitalina
- Patrick Sander


Fontes:
https://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/teoria-da-comunicacao-emissor-mensagem-e-receptor.html
https://viverdeblog.com/comunicacao-integrada-de-marketing/
https://endeavor.org.br/marketing/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-comunicacao-e-
marketing/


Comentários