Varejo Digital



Com certeza você já ouviu falar em varejo digital, transformação digital e novas tecnologias. Seguiu aquela página no Instagram, Facebook onde vendem produtos que são a sua cara ou fez compras em algum e-commerce, não é mesmo? 

Onde estão as novas oportunidades de crescimento?

Pense que, hoje, a grande maioria das pessoas pesquisam na internet antes de comprar um produto ou contratar um serviço. Além disso, quase todos estão conectados frequentemente e isso gera oportunidades únicas para o marketing de varejo que não podem ser desperdiçadas.


Mas de fato, você faz ideia de quais são as vantagens do varejo digital?

As vantagens são muitas. O impacto do mundo digital no varejo vai além das vendas em canais digitais. Ele tem empoderado, e muito, os consumidores. Cada vez mais bem informados e com um leque de ofertas vasto a um clique de distância, eles têm sido criteriosos na escolha do que consomem. Mas entender as inovações e vantagens do marketing de varejo no cenário digital é também compreender as transformações sociais geradas pela predominância da tecnologia e como isso tem impactado o mercado. A maneira de buscar conteúdo também mudou. Bem como os fatores de decisão e compra. E o varejo digital acompanha as mudanças de comportamento do consumidor, tornando-se mais prático, dinâmico e personalizado. 


E não para por aí. Quando o assunto é desconto, você tem oportunidades exclusivas.

Sabe aqueles produtos que, muitas vezes você não encontra em determinada loja física? Pois é, eles estão nos sites e aplicativos. E o melhor, na maioria das vezes com desconto exclusivo. No varejo digital há uma variedade de produtos com preços acessíveis, o que facilita a compra do consumidor. Isso é um dos grandes motivos do crescimento desse canal de vendas. 

Veja algumas novidades que estão transformando esse setor.

Gôndola virtual: entre loja e cliente, é o meio mais próximo. Por meio dela, as vendas podem ser feitas até numa estação de metrô. As gôndolas virtuais são painéis que mostram fotos e detalhes do produto, como preço, disponibilidade no estoque e muito mais. Tudo muito simples e rápido. Com o celular, o cliente faz a leitura do código de barras, seleciona a quantidade desejada e o produto é enviado diretamente para o respectivo endereço. Muito prático. 

Omnichannel: se trata da utilização da tecnologia para integrar todos os canais de venda. O consumidor pode realizar uma compra pela internet, recebê-la em casa, e trocá-la numa loja física, tudo em perfeita sintonia.

Beacontechnology: possibilita a localização de um smartphone via Bluetooth, pois permite que o fluxo de movimentação da loja seja observado em tempo real, e contabilizar o tráfego interno. Também permite o envio de mensagens personalizadas, como promoções, descontos, para clientes cadastrados.


O varejo digital caminha para um futuro cada vez mais conectado e interativo com o consumidor, dando um claro recado para a atualização das novas tecnologias e tendências. São muitas as formas de usar as tecnologias disponíveis hoje para superar os novos desafios do marketing de varejo no cenário digital. 

 “Encante sua audiência com um conteúdo que proporcione experiências.”

 (R. Rose, Content marketing institute)

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Fontes:


Andressa R. Tanigawa
Caio Costa
Daiani Lessa
Gabriel Bumbeers
Julio Cezar Claro
Leonardo Nascimento
Lucas Bregion
Márcia Mayumi
Mayara Deziderio
Pamela Evellyn

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