Branding – Marketing de Experiência

    Como prometido no último texto, hoje iremos falar sobre Marketing de Experiência. Para falarmos deste tema precisamos voltar um pouco ao passado e falar sobre as Eras do Marketing.
Nos dias de hoje é comum ver grandes marcas tendo como prioridade o estudo de seus públicos para atender suas necessidades e seus desejos. Entretanto, para que isto acontecesse, o mercado sofreu grande evolução. De acordo com  Luis E. Boone (1998), um escritor acadêmico, houve um desdobramento histórico do marketing, classificado por 3 eras – Era da produção, Era de Vendas e Era do Marketing.

Era da produção

(Anterior aos anos 20)


        A era da produção, que ocorreu antes dos anos 20, foi dividida em duas etapas básicas: produto e produção. A ideia era simples: havia uma grande escassez de produtos no mercado, uma grande demanda e pouca oferta. Portanto, a estratégia imposta na época era a produção massificada para suprir esta demanda, sem qualquer relação com consumidor ou estudo para realizar seus desejos. Para melhor entendimento desta era, há uma frase bastante conhecida de Henry Ford: “O cliente pode ter o carro da cor que quiser, contanto que seja preto". 


Era de vendas

 (Final dos anos 20 até anos 50)

     Com o passar do tempo, as empresas perceberam que o foco não poderia ser somente produzir em grande volume, era preciso profissionais para vender e liberar os estoques. No Livro Las Casas(2006,p. 06) afirma que neste período “o bom vendedor era aquele que conseguisse vender o produto mesmo que o cliente não precisasse dele”.

Era do Marketing

  O mercado se modificou e novas empresas surgiram. A concorrência gerou um novo método de venda: conquistar o consumidor e torná-lo fiel ao produto e a marca. Portanto, era a hora das empresas irem atrás de seus clientes, atender seus desejos e necessidades utilizando canais de comunicação, técnicas de Branding e muito mais. Para entender melhor esta era, uma frase muito conhecida de Seth Godin: “Não procure clientes para seu produto. Encontre produtos para seus clientes. ”

O que é Marketing de Experiência?

Basicamente, Marketing de Experiência ou Marketing Sensorial é utilizar a emoção dos clientes para conquistar e criar uma lealdade a marca.

Conforme toda a evolução do marketing, as marcas entenderam que um produto ou serviço de qualidade não é por si só o suficiente, é necessário também experiências positivas em todo o processo de compra, assim, resultando em clientes satisfeitos.

Dentro desta grande evolução das marcas, nasceu o Client-Share, que pode ser entendido como uma ideia onde é analisado cada comprador individualmente para entender o percentual de relevância do produto ou serviço para o cliente.


No próximo post sobre Branding vamos entender como é aplicado a técnica e os primeiros passos para implementar o marketing de experiência de uma forma clara e simples.

Autores

Albano Alves
Amanda Fernandes
Carolina Moretti
Giovanni Guerreiro
Helena Bastos
Lalesca Santos
Lucas Hilário
Murilo Errera
Nicolas Ramos

Fontes
http://www.administradores.com.br/artigos/tecnologia/marketing-de-relacionamento-a-era-do-cliente/57072/

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