Como prometido no último texto,
hoje iremos falar sobre Marketing de
Experiência. Para falarmos deste tema precisamos voltar um pouco ao passado
e falar sobre as Eras do Marketing.
Nos
dias de hoje é comum ver grandes marcas tendo como prioridade o estudo de seus
públicos para atender suas necessidades e seus desejos. Entretanto, para que
isto acontecesse, o mercado sofreu grande evolução. De acordo com Luis
E. Boone (1998), um escritor acadêmico, houve um desdobramento histórico
do marketing, classificado por 3 eras – Era
da produção, Era de Vendas e Era do Marketing.
Era da produção
(Anterior aos anos 20)
A era da produção, que ocorreu
antes dos anos 20, foi dividida em duas etapas básicas: produto e produção. A ideia
era simples: havia uma grande escassez de produtos no mercado, uma grande
demanda e pouca oferta. Portanto, a estratégia imposta na época era a produção
massificada para suprir esta demanda, sem qualquer relação com consumidor ou
estudo para realizar seus desejos. Para melhor entendimento desta era, há uma
frase bastante conhecida de Henry Ford: “O cliente pode ter o carro da cor que
quiser, contanto que seja preto".
Era de vendas
(Final dos anos 20 até anos 50)
Com
o passar do tempo, as empresas perceberam que o foco não poderia ser somente
produzir em grande volume, era preciso profissionais para vender e liberar os estoques.
No Livro Las Casas(2006,p. 06) afirma que neste período “o bom vendedor era aquele que conseguisse vender o produto mesmo que o
cliente não precisasse dele”.
Era do Marketing
O mercado se modificou e novas
empresas surgiram. A concorrência gerou um novo método de venda: conquistar o
consumidor e torná-lo fiel ao produto e a marca. Portanto, era a hora das
empresas irem atrás de seus clientes, atender seus desejos e necessidades
utilizando canais de comunicação, técnicas
de Branding e muito mais. Para entender melhor esta era, uma frase muito
conhecida de Seth Godin: “Não procure clientes para seu produto.
Encontre produtos para seus clientes. ”
O que é Marketing de Experiência?
Basicamente,
Marketing de Experiência ou Marketing Sensorial é utilizar a emoção
dos clientes para conquistar e criar uma lealdade a marca.
Conforme toda a evolução do
marketing, as marcas entenderam que um produto ou serviço de qualidade não é
por si só o suficiente, é necessário também experiências positivas em todo o
processo de compra, assim, resultando em clientes satisfeitos.
Dentro desta grande evolução das
marcas, nasceu o Client-Share, que
pode ser entendido como uma ideia onde é
analisado cada comprador individualmente para entender o percentual de
relevância do produto ou serviço para o cliente.
No próximo post sobre Branding vamos entender como é aplicado a técnica e os primeiros
passos para implementar o marketing de experiência de uma forma clara e
simples.
Autores
Albano Alves
Amanda Fernandes
Carolina Moretti
Giovanni Guerreiro
Helena Bastos
Lalesca Santos
Lucas Hilário
Murilo Errera
Nicolas Ramos
Fontes
http://www.administradores.com.br/artigos/tecnologia/marketing-de-relacionamento-a-era-do-cliente/57072/
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