Nos posts anteriores te apresentamos o mundo do CRM e suas possibilidades, agora vamos falar de uma outra ferramenta, que aliada ao CRM torna quem a domina, o senhor do poder!! Rs.
Vamos falar sobre inteligência de mercado!
A inteligência de mercado aparece como uma ferramenta para a diferenciação tanto no ponto-de-venda como na internet.
O mercado comercial deixou de ser só 'feeling' e passou a se tornar uma ciência. Mas muitos ainda ignoram essa lição.
Mas afinal, o que é inteligência mercado? Ela nada mais é do que o processo de procurar, analisar e realizar a aplicação de muitas informações dentro da área de atuação do mercado.
A partir dela, o responsável pela inteligência comercial sabe qual direção o mercado está tomando, e pode se ajustar de acordo.
Quais as vantagens de fazer uso dessa ferramenta poderosa em sua empresa?:
Vamos falar sobre inteligência de mercado!
A inteligência de mercado aparece como uma ferramenta para a diferenciação tanto no ponto-de-venda como na internet.
O mercado comercial deixou de ser só 'feeling' e passou a se tornar uma ciência. Mas muitos ainda ignoram essa lição.
Mas afinal, o que é inteligência mercado? Ela nada mais é do que o processo de procurar, analisar e realizar a aplicação de muitas informações dentro da área de atuação do mercado.
A partir dela, o responsável pela inteligência comercial sabe qual direção o mercado está tomando, e pode se ajustar de acordo.
Quais as vantagens de fazer uso dessa ferramenta poderosa em sua empresa?:
- Entender como está a percepção da sua marca
- Conhecer melhor o segmento de mercado
- Acompanhar tendências
- Se antecipar diante o concorrente
- Entre outras coisas...
Um exemplo não tão distante da importância da inteligência de mercado que podemos mencionar, é a 'luta' entre os taxistas x Uber. Muitos são os motivos para justificar o sucesso do Uber, desde a forma de pagamento, até a qualidade do serviço.
Lembrando que não estamos colocando aqui nossa opinião sobre qual dos serviços é melhor, e sim mostrando a importância da inteligência de mercado, nesse caso, a não utilização da mesma. É fato que, os taxistas estão perdendo essa batalha a muito tempo, por estarem despreparados. Se tivessem percebido o movimento do Uber desde o início, com certeza, já teriam procurado alguma empresa de app de táxi, para criar funções semelhantes, e poderem competir por essa fatia.
Outro exemplo, mas de uma maneira positiva, é a briga entre Apple e Samsung, com isso nós consumidores ganhamos celulares mais potentes a preços mais competitivos. O segredo é, uma não para de olhar o que a outra está fazendo!!.
Bom, já deu para perceber que a inteligência de mercado pode ser o diferencial da sua empresa!! Não perca mais tempo para implantar essa ferramenta em seu negócio!!.
#inteligenciademercado #marketingunicid #chupapanda #CRM #lobinhos #GoWolves
Autores:
Gledson Araújo
Ingrid Tavolaro
Isabele Paiolete
Lidiane Rosa
Stefany Conrado
Vitor Tavolaro
Fontes:
Comentários
Postar um comentário