Você se lembra que falamos na última postagem sobre o
conceito da Pirâmide de Maslow? Hoje vamos nos aprofundar sobre o tema e mostraremos
os dois primeiros níveis da Hierarquia da Necessidades de Maslow e como as
empresas as utiliza para despertar desejos no consumidor. Os níveis
hierárquicos que iremos nos aprofundar são: Fisiológicos e de Segurança.
As necessidades fisiológicas são as mais básicas que um ser
humano precisa para sobreviver (como respirar, se hidratar, se alimentar,
dormir, entre outros). Essas necessidades são tão primordiais que, caso não
sejam supridas, acabam gerando desconforto, irritação, medos e doenças.
As empresas utilizam a Pirâmide de Maslow para melhor
compreender seu público-alvo e assim desenvolver uma melhor estratégia para a
distribuição de seus produtos.
“ A primeira grande contribuição da Pirâmide de Maslow para
a área de vendas é a compreensão de que não é o suficiente abordar argumentos
racionais ao apelar para a compra de um produto. Afinal, mais que razões, o consumidor
tem emoções e desejos que, quer ele tenha consciência ou não, influenciam suas
decisões de compra. ”
FONTE: www.escoladeecommerce.com
Um exemplo prático de estratégia de marketing baseada na
necessidade fisiológica é a da King Star, fabricante de colchões que reforça em
suas propagandas a necessidades de um sono tranquilo.
Agora que você já conhece o conceito das necessidades
fisiológicas, falaremos sobre Segurança, talvez uma das mais importantes para
o ser humano. Desde o início da existência humana, o homem procurou preservar a
vida e seus bens, Maslow classificou essa necessidade como uma das bases da
pirâmide, tendo em vista que só podemos obtê-la quando suprirmos as
necessidades fisiológicas. A segurança é uma das mais desejadas, tendo em vista
que temos a todo o momento a sensação de insegurança. Para Maslow, o homem ou
mulher, procura obter segurança na sua moradia, em seu trabalho e no cotidiano.
Sendo assim, sempre procuramos por serviços que possam garantir a sensação de
estarmos estáveis no meio em que vivemos (exemplos: seguros contra incêndio,
contra roubo, contra furto e etc.)
No caso da saúde, por exemplo, para nos sentirmos seguros
buscamos por serviços como convênio médico e odontológico. Assim como na vida
profissional, buscamos formação acadêmica, curso técnico ou concurso público
afim de garantir estabilidade. Sempre haverá a necessidade de ter ou conquistar
segurança, seja ela em qualquer área de nossa vida ou em qualquer momento,
quanto melhor for a qualidade de vida, mais o indivíduo irá procurar por um
maior nível de segurança.
A busca por estabilidade não acabou e nunca acabará, sendo
assim o homem sempre buscará proteção, pois é uma necessidade básica do
comportamento humano.
Agora que você já entendeu a importâncias dos dois primeiros
níveis da Pirâmide, te faremos duas perguntas:
Você já se imaginou sozinho?
Quais são seus sonhos?
Veremos isso no próximo post....
FONTES:
#unicid#marketing#mktunicid#comportamentodoconsumidor#piramidedemaslow#chupapanda#grupaodaporra
Participantes:
- Camila de Mello
- Geiziel Rodrigues
- Janaina Rufino
- Mayra Cruz
- Patrícia Nejo
- Pedro Cavachiollo
- Stephanye Morgado
- Thaís Rocha
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