Marketing Experiência - Diferencial




No post anterior, falamos a respeito das eras de marketing e iniciamos o tema: “O que é marketing de experiência”. Hoje, falaremos mais a fundo sobre essa ferramenta tão importante e como implementa-la.

A estratégia de experiência, explicada de uma forma simples, consiste no processo em que uma empresa analisa o que os consumidores fazem dentro dos pontos de venda e como se relacionam com os produtos. Depois, é feita uma análise dos pontos negativos e positivos notados para dar início ao processo de melhoria da experiência entre cliente e produto, lembrando que nessa estratégia é avaliado sensações, emoções e sentidos do cliente.

Quais são as vantagens do Marketing de Experiência?

Aumento da fidelização

Quando aplicado corretamente, o marketing de experiência pode gerar um grande diferencial para a empresa, como por exemplo, a ação feita pela TNT A dramatic surprise on a quiet square”. Uma ação que gerou uma experiência incrível a todos que estavam presentes em uma pequena praça da Bélgica.

Identificação com a marca

Uma ação de experiência bem trabalhada pode fazer com que os clientes se identifiquem e se sintam atraídos. Este tipo de situação é muito comum com marcas de roupa e fast-food.

Feedback

Uma das principais ferramentas do marketing, em geral, é a obtenção de informações. Tendo clientes fiéis, consequentemente, recebe-se feedback. Isto se torna uma vantagem para empresa tanto no que diz respeito a melhoria do produto, quanto a promoção da marca.

Recomendações

O resultado do marketing de experiência é a atração de novos clientes. Quanto mais pessoas se sentirem satisfeitas com sua marca, maior a visibilidade positiva dela.


Como usar o marketing de experiência com os clientes?

Para colocar essa técnica em prática é preciso planejamento. No mundo do marketing, a informação está sempre em primeiro lugar. Saiba tudo sobre seus clientes. Estude suas emoções ao entrar em contato com o produto no ponto de venda e lembre-se que quanto mais informação, melhor! O marketing de experiência muitas vezes exige um certo investimento, porém, quando bem feito, o retorno é incrível, acaba se tornando um diferencial da empresa no mercado. Surpreenda, conforte e conquiste seus clientes sempre!

Ações de Marketing de Experiência


Autores

Albano Alves
Amanda Fernandes
Carolina Moretti
Giovanni Guerreiro
Helena Bastos
Lalesca Santos
Murilo Errera
Nicolas Ramos

Fontes
https://blog.publicidade.uol.com.br/2017/10/10/marketing-de-experiencia-e-a-nova-cartada-e-marcas-estao-investindo-mais/

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