Vamos falar sobre Planejamento de Marketing?!

Navegar é preciso, planejar também!

Assim como toda viagem começa pelo planejamento, independente o tempo ou a distância, todo negócio começa pelo planejamento do produto ou serviço, neste ponto muitos empreendedores negligenciam um dos pontos mais importes, o Planejamento de Marketing, nele será definido qual o objetivo principal da empresa. Veja abaixo algumas dicas para alguns objetivos:
Conquistar novos clientes: Para isso devemos entender onde está nosso cliente e como podemos falar com ele, estratégias em mídias sociais podem não ser efetivas no seu planejamento de marketing caso o seu cliente não seja um usuário assíduo dessa plataforma.

Ganhar mercado: Analise qual o tamanho do mercado e qual o tamanho da sua participação nele. Entender o seu tamanho e o tamanho do seu principal concorrente é muito importante para saber o que ele faz de certo para melhorar e o que faz de errado para não repetir o erro, faça uma análise de fora do seu negócio isso pode ajudar neste ponto, sem apego emocional a processos internos, lhe dará uma visão ampla da empresa.


Fidelizar a sua base de clientes: Segundo vários estudiosos no assunto, conquistar novos clientes é 70% mais caro do que manter os clientes atuais, pensando nisso deve-se pensar como se comunicar com os clientes e ter métricas que indique se essa comunicação está sendo efetiva, por exemplo: Comunicação por e-mail marketing, o cliente está lendo o e-mail? Há alguma call to action (chamada para ação) no e-mail? Ele está clicando? Mensagens pelas mídias sociais são respondidas? Se forem, são respondidas a tempo para sanar a dúvida ou solucionar o problema do cliente antes que ele faça uma reclamação da empresa em sites específicos ou nas redes sociais para seus amigos? Lembre-se, reverter uma imagem ruim pode lhe custar muito tempo e dinheiro, dependendo do tamanho da sua equipe de marketing isso irá atrapalhar o restante do planejamento, já que eles irão dispensar um tempo que deveriam estar executando outros passos do planejamento de marketing. Agora, se sua empresa é iniciante no mercado e você possui uma “EUquipe”, onde você mesmo desenvolve e executa as ações, isso é muito mais prejudicial para todo o andamento do processo da empresa, pois pode atrapalhar a entrega do produto ou serviço para outros clientes, causando a insatisfação deles também. Já viu que isso pode virar uma bola de neve e um ciclo que pode causar danos irreversíveis para sua empresa né?!

Podemos resumir desta forma: Estude seu público-alvo, entenda como se comunicar com ele, quais os canais serão utilizados, online ou off-line e como interagir em cada canal, uma estratégia bem feita pode ser escalada conforme as necessidades do cliente e objetivos da empresa sem sobrecarregar os responsáveis pela execução do planejamento de marketing.

#marketingunicid #chupapanda #wolves #marketing #planejamentodemarketing #unicid

Desenvolvido por:

Adriano Venceslau
Diego Gomes
Fernanda Rodrigues
Guilherme Costa
Matheus Pereira
Ricardo Almeida
Rodrigo Soares
Sara oliveira

Fontes:

https://www.outboundmarketing.com.br/como-montar-um-planejamento-de-marketing/
http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/planejamento-de-marketing-em-6-passos/86067/
http://www.performaweb.com.br/saiba-a-importancia-do-planejamento-de-marketing-para-sua-empresa/
https://resultadosdigitais.com.br/blog/passos-basicos-planejamento-de-marketing/

Comentários