Guia de Planejamento de Vendas


Quando falamos de planejamento de vendas, o primeiro ponto que você precisa saber é reconhecer a diferença entre 3 termos: a estratégia, a tática e a técnica.



Mas você sabe o que significa ESTRATÉGIA?
É a arte de aplicar com eficácia os recursos de que se dispõe ou de explorar as condições favoráveis de que porventura se desfrute, visando ao alcance de determinados objetivos.

Técnica?
Está dentro do conceito de habilidade, é a capacidade que uma pessoa tem em ir bem dentro de certa atividade.

E tática?
É conhecida como o conjunto de métodos utilizados para conseguir a realização de um objetivo.
Não podemos construir um planejamento de vendas, sem fazer uma analise de mercado. Procure conhecer sempre qual é o percentual que sua empresa está crescendo nos últimos anos dentro do segmento que ela atua. Avalie também seus concorrentes, seus preços, e principalmente seu PUBLICO ALVO, veja o que seus clientes estão achando sobre seus produtos e serviços oferecidos.
  • Verifique suas metas e investimentos, a cada dia o mercado fica mais exigente. Então analise suas projeções financeiras para estar sempre inovando e se destacando dentre tantas outras empresas. Aumente a sua área de atuação.

Avalie seus resultados sejam eles bons ou ruins.
  • Treinamentos é sempre importante, para aprender novas técnicas, novos conhecimentos e informações, tenha sempre em mente um tempo médio de duração do treino para cada equipe.

Todo funcionário gosta de sentir que a empresa acredita em seu potencial e na sua carreira. Sendo assim, quando uma empresa resolve investir em capacitação profissional, o vendedor entende que ela acredita em seu potencial.
  • Estabeleça metas reais aos seus colaboradores, lembre-se que os objetivos devem ser estabelecidos com uns incentivos para seus vendedores. (recompensa)!

A estratégia muda sempre, mas para definir uma estratégia de vendas corretamente é preciso ter uma visão ampla e não só do funil de vendas, como possibilidade de vendas em mercados diferentes ou até pivôs dentro do produto/serviço que pode fazer com que o time venda mais.

Planejamento de vendas é uma ciência, então, use menos o coração!

Por tanto, defina como você quer crescer, é uma maneira mais fácil de obter informações mais assertivas. Estabeleça números, porcentagens. E o principal, é confiar na sua equipe. Mas lembre-se: A obrigação do resultado não é apenas da força de vendas! Os vendedores são os aliados da empresa. Essa é a única e a melhor receita para transformar a força de vendas em um time de vendedores profissionais dispostos a fazer qualquer empresa acontecer.

Com isso:

  • Escreva em um papel todas as suas metas;
  • Crie metas por grupos, por produtos ou por serviços;
  • Idealize metas com diferencial, com cada possibilidade para os segmentos definidos;
  • Avalie constantemente suas metas, faça alterações;
  • Crie um cronograma e um programa de incentivo;
  • Faça um CANVA e o coloque onde todos da equipe possam ver.

Esperamos ter te ajudado! 


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Fontes:
Agendor – 19/09/2018

Redatores do Artigo:
Ana Stella Rosa
Diogo Bueno
Francis Carlos
João Marcos
Karen Villar
Lígia de Souza
Stefany Parra

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