Endobranding


Nos post anteriores, entendemos o que é Branding e a sua importância para uma marca, hoje falaremos sobre o Endobranding, e como ele também é importante para uma empresa.




Endobranding é a elaboração da gestão de uma marca, internamente, ou seja, antes da marca passar suas missões e valores, para o público, ela começa com seus funcionários, aproximando-os de seus objetivos, fortalecendo a cultura da empresa, afinal, antes mesmo de trabalhar a imagem externa, é de crucial importância cuidar de seus consumidores internos, os próprios funcionários.
Um exemplo de Endobranding é quando uma empresa pega uma data comemorativa e faz um dia descontraído com seus funcionários. Você sabia que a Coca-Cola realiza vários projetos com os familiares dos colaboradores? Como por exemplo, o “mulher de valor” que reuniu cerca de 269 esposas de funcionários de todas as fábricas do estado de São Paulo para um dia de palestras, músicas, trocas de experiências e entretenimento. Tem também o acampamento de jovens da Coca-Cola, que passa por vários estados do país onde os filhos dos funcionários têm várias atividades que visam o espírito de equipe. Dias de felicidade, você não acha?
Isso é o endobrandig atuando dentro da gestão de uma empresa, por que se os próprios funcionários da empresa, não forem os defensores da marca, você acredita que seus consumidores serão?
Com essas ações a Coca-Cola faz uma integração com os dois ambientes da empresa, o interno e externo, e deixa tanto os funcionários, quanto os clientes, pensando de uma forma similar. E isso torna a imagem da marca muito mais forte e coerente.

Atualmente, aquelas simples peças de comunicação enviadas internamente para seus colaboradores, já não é o suficiente para a construção de uma identidade única, e o endobranding passa ser necessário.
E algumas ações de Endobranding não precisam ter custo nenhum, como por exemplo, realizar uma reunião reforçando as visões, missões e valores da empresa mostrando a todos qual é o objetivo e aonde a organização quer chegar.

Com pesquisas de satisfação interna de quais são os pontos negativos e os pontos positivos dentro da organização também é possível. Depois de saber a opinião dos colaboradores, organizar ações para minimizar os pontos negativos e maximizar os positivos.
O importante é fazer com que os seus funcionários estejam próximos e cientes dos objetivos de negócios da organização e fortalecer a cultura organizacional internamente.






Autores:
Alax Oliveira
Caroline Fonseca
Caroline Moreira Santos
Fernando Ferreira
Marcio Gustavo Alves Dorneles Silva
*Rebeca Teles
Renan Gomes
Thauane Cristina

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