Estratégias de relacionamento com cliente no varejo


Estratégias de relacionamento com cliente no varejo


Uma imagem contendo mesa, interior, mulher, parede

Descrição gerada com muito alta confiança


Bom relacionamento com cliente é o que toda loja, marca ou empresa quer. O grande enigma é como conseguir
isso de maneira eficaz e que realmente reflita no dia a dia do negócio. Existem várias maneiras de se relacionar
com seu cliente: desde pessoalmente, com uma equipe motivada, bem treinada, direcionada até as mídias
digitais com respostas sucintas, no tempo certo, com especificidades que cada canal social exige.
Quando se fala de equipe motivada muitos acreditam ser uma lenda, mas é possível e há grandes cases por aí,
um dos passos é conseguir oferecer para seu funcionário um bom relacionamento para que ele assim apenas
tenha o “trabalho” de passar isso a frente. Além de salário justo, cursos e reuniões de alinhamento continuo
para manter aquela “chama” acesa, antes do seu funcionário refletir esse relacionamento, ele precisará de um
belo espelho dentro do ambiente de trabalho e como líder ou gestor, você terá esse papel, envolvendo planos
de carreira e obviamente que o local de trabalho seja agradável.
Outro ponto é que relacionamentos quando com clientes são baseados em win-win, por exemplo uma estratégia
de pontos. Quer algo que estimule mais a fidelização do que essa? Essa estratégia é uma excelente maneira para
conseguir a famosa RETENÇÃO de clientes. O funcionamento pode ser variado, mas normalmente é simples:
quanto mais o cliente comprar, mais pontos vai acumular, que podem ser trocados por descontos, produtos ou
brindes. (que é a parte que mais estimula o relacionamento, brindes soam como presentes e quem não gosta de
ganhar presente da empresa na qual consome produtos ou serviços?)
Os programas de pontos podem ser feitos por meio do cartão da própria empresa ou por algum sistema de
cupons. De uma forma ou de outra, o mais importante é apostar na estratégia para que o seu cliente se sinta
prestigiado a cada compra que fizer.
Pratique a venda consultiva, capacite-se ou eduque sua equipe de vendedores para que eles compreendam as
necessidades das pessoas que estão a frente deles, irão perceber os benefícios que o item pode lhes proporcionar
com mais facilidade vão enxergar os atendentes como parceiros e não como pessoas que somente querem vender
de qualquer maneira sem se importar se a mercadoria irá resolver seus problemas.
Não se esqueça do marketing de relacionamento!
Para conhecer os clientes e manter uma relação forte, duradoura e saudável é fundamental investir em marketing
de relacionamento, afinal esse é o objetivo. Comece por desenvolver uma relação benéfica, garantindo a saúde do
negócio e a satisfação dos clientes. O marketing de relacionamento está presente desde o primeiro contato que o
consumidor tem com a sua empresa até o pós-venda. Todas as comunicações que a empresa e o time de vendas
realizam diretamente com o cliente devem cativá-lo e conquistá-lo e conversar em um só tipo de comunicação
(a língua que a sua empresa ou negócio falam) fazendo com que os clientes sintam-se o elemento mais importante
da relação comercial.

#estrategianovarejo #varejo #trademarketing #relacionamentocomocliente  #marketingunicid #chupapanda #varejomarketing #atacarejo #varejoetrademarketing #GoWolves #marketing #mkt #tradenovarejo #trademarketingvarejo #açoesdetrademarketing


Fontes de pesquisa:


Participantes do desenvolvimento deste artigo:
Aquila Lima Moreira
Diana Maria da Silva
Emerson Silva
Erica Dias Matos
Giovane Barbosa Pereira de Almeida
Hilamel Auxiliadora de Lacerda
Islan Amorim
Jéssica Ribeiro da Silva
Thayna Luchin Barbos

Comentários