Passos iniciais para um planejamento de vendas
" O
sucesso resulta de cem pequenas coisas feitas de forma um pouco melhor. O
insucesso, de cem pequenas coisas feitas de forma um pouco pior." - Henry
Kissinger
Já estamos no segundo semestre e está na
hora de pensarmos no próximo ano. Muitos acham que está cedo, pelo contrário
está na hora certa, se levarmos em conta tudo o que precisa ser feito (pesquisa
de dados, tendências, reuniões com as equipes, pesquisa de mercado, etc).
Quanta coisa não é mesmo? Isso que temos
muito mais coisas a se pensar. Como o tempo é curto, separamos algumas dicas de
como iniciar um planejamento de vendas.
1. Coleta e análise informações
É
de suma importância coletar todos os dados disponíveis sobre o desempenho da
empresa (quanto foi vendido em volume, e valores monetários), os possíveis
clientes, e os já clientes.
Não podemos nos esquecer de
analisarmos todos os ambientes,o mercado, os concorrentes e a economia que
estamos vivendo.
Uma ferramenta muito boa
para a analise dos ambientes é a Matriz
SWOT.
2. Definição de cenários e previsão de vendas
Depois
de coletar todos os dados, imaginamos qual será o cenário para o ano. Teremos
aumento na vendas, diminuição, ou ficaremos parados?
O
interessante é definirmos três cenários: um pessimista, um realista e um
otimista, assim poderemos enfrentar as incertezas das previsões.
Estaremos
trabalhando com uma estimativa do quanto o mercado poderá requer da empresa,
não a meta que pretende-se alcançar.
3. Determinação de objetivos e quotas de vendas
A
previsão já esta determinada, agora é definir o objetivo das vendas para cada
produto/serviço. Façamos ao longo do ano, dividindo por períodos (semestrais,
trimestrais, bimestrais e mensais). Agora já podemos distribuir as metas de
cada vendedor, de acordo com o desempenho, e estilo de venda de cada vendedor.
4. Alocação dos recursos
Achamos que após definir as metas,
esta tudo certo para a nossa estratégia dar certo, mas não é assim.
É preciso que os líderes definam os
recursos que a vai ajudar a equipe comercial, como por exemplo: materiais
digitais e impressos, ferramentas de automação de marketing, pesquisa de
mercado, CRM e treinamentos.
É importante deixar claro do que a equipe de
vendas vai precisar no auxilio de outros departamentos como o financeiro, RH e
o de marketing.
5.
Implementação do plano de vendas
Reúna
sua equipe e apresente seu planejamento de vendas para cada época do ano, o
cronograma de vendas, materiais de apoio e etc. Todos devem saber os objetivos
, metas e ações do longo do ano. Lembrando que as metas individuais deve ser
falado exclusivamente com cada vendedor.
6. Acompanhamento e analise
Woow
chegamos ao fim, aqui é de estema importância a analise da execução do
planejamento de vendas. Acompanhe semanalmente, mensalmente, sempre como esta o
andamento do planejamento e analise cada passo da execução, das respostas tanto
positivas quanto negativas se tiver, até por que precisamos dar um feedback
para nossa equipe, já que são eles que estão conquistando os objetivos
traçados.
Fontes: Agendor
(03/09/2018)
Setting(03/09/2018)
Venki (03/09/2018)
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Redatores do Artigo:
André Luiz, Beatriz
Tovaruela, Bruna Oliveira, Camila Silva, Gabriel Mariano, Lucas Matheus,
Marcelo Henrique, Patrick Almeida, Vagner Virgilio, Yuri Oliveira.
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